Destinos por mês

Viagem do mês: 10 destinos para viajar em Dezembro

Pinterest LinkedIn Tumblr

Dezembro: o fim do ano chegou e com ele as festas de Natal e Ano Novo, isso sem falar das esperadas férias do trabalho, da faculdade, da escola ou o recesso forense, para quem é da área de Direito! Declaro aberta a temporada de festas, viagens e lazer!

Ao pensar no mês de Dezembro, logo nos vem à mente uma cena de descanso merecido em uma praia brasileira ou então a clássica imagem que representa anjinhos de neve em algum país do hemisfério norte.

Para te ajudar na escolha do destino a ser escolhido no mês mais esperado do ano, elaboramos uma lista com os 10 melhores destinos para viajar em Dezembro.

Nessa lista você encontrará opções de praia, sol e calor, bem como destinos para quem ama um bom e tradicional frio. Além disso, indicamos os melhores lugares para passar o natal e a virada do ano, bem como as atrações imperdíveis dessa época do ano.

E tem mais: no final do post você encontrará dicas extras para garantir que sua viagem de final do ano ocorra com muita tranquilidade.

Para onde viajar em Dezembro: Destinos Internacionais

NATAL

Paris – França

Começamos com uma sugestão de destino para o Natal na Europa:

Paris é linda e apaixonante durante o ano todo, mas é durante o mês de Dezembro que a cidade fica ainda mais bela por conta da decoração natalina.

Uma das principais atrações de Dezembro são os mercados de Natal em Paris: charmosos chalés para venda de comidas, vinhos e presentes, que ficam espalhados pela cidade, bem em frente a alguns pontos turísticos famosos como a Avenida Champs-Élysées e a Catedral de Notre Dame.

Além disso, diversas pistas de patinação ficam espalhadas por em vários pontos turísticos parisienses. Lindo demais!

Paris em Dezembro é bastante frio. A estação do ano é o inverno e a temperatura média pode variar de 2ºC a 8ºC graus.

Dezembro é mês de alta temporada em Paris, em razão do clima natalino e das atrações imperdíveis que ocorrem nessa época do ano. Portanto, prepare-se para preços mais elevados, compre a passagem e faça as suas reservas com antecedência.

Confira também: Paris em 5 dias: dicas e roteiro em Paris com o Blog Mala de Viagem

Avenida Champs-Élysées

Berlim – Alemanha

Outra cidade europeia que fica ainda mais linda na época do Natal é Berlim, a capital da Alemanha.

Entre as atrações típicas do Natal estão os mercados de Natal que ficam espalhados por toda a cidade, onde é possível comprar presentes e experimentar a culinária alemã.

Além disso, outro evento que ocorre em Dezembro é a Winterwelt, uma festa para celebrar a chegada do inverno, localizada na Potsdamer Platz. Comidas típicas, atividades e brincadeiras com gelo e a feira de natal, são exemplos do que você pode encontrar na festa.

Em Dezembro é inverno em Berlim. Os dias são muito frios, com os termômetros marcando em torno de 0ºC.

Assim como na maioria das cidades europeias, Berlim também está em alta temporada em Dezembro.

Berlim

ANO NOVO

Miami – EUA

A dica agora vai para as férias e festas de Ano Novo.

Miami é muito procurada pelos brasileiros em Dezembro. As festas de virada do ano são variadas, com opções para casais, grupos de amigos e família. Miami agrada várias tribos distintas.

A mais famosa festa de Ano Novo ocorre no Bayfront Park, é gratuita e proporciona uma linda vista para o Biscayne Bay.

Outro evento imperdível que ocorre em Dezembro é o Art Basel, uma exposição de arte contemporânea, localizado no Centro de Convenções de Miami. A exposição traz até mesmo a exibição de filmes ao ar livre.

Embora Dezembro seja o ápice do inverno nos Estados Unidos, em Miami as temperaturas são mais agradáveis, podendo chegar a 25ºC. Ainda assim, recomendo levar blusa de frio, pois quando anoitece esfria.

Dezembro é mês de alta temporada em Miami. A cidade recebe turistas de outros países, bem como americanos que querem fugir dos dias frios. Por isso, o ideal é planejar a viagem com antecedência para evitar preços exorbitantes de passagem e hospedagem.

Veja também: Roteiro e dicas de viagem a Miami

Miami

Cancún – México

Que tal passar a virado do ano no famoso Coco Bongo, em Cancún? A casa noturna fica ainda mais animada para celebrar a chegada do novo ano. Porém, é preciso realizar reserva com antecedência, pois o lugar costumar ficar lotado na virada do ano.

Outras opções para passar a virada do ano são: Bar Señor Frogs e Bar La Vaquina. Se preferir um lugar não tão agitado, a sugestão é o Restaurante Rabichuela Sunset.

Em Novembro acaba a temporada de furações, portanto, a partir de Dezembro é uma boa época para visitar Cancún.

As condições climáticas em Dezembro proporcionam dias ensolarados e pouquíssima chance de chuva. Mesmo sendo inverno, a temperatura tende a cair somente no final do dia, podendo variar de 20ºC a 29ºC. Resumindo: tudo está favorável para curtir muito a praia.

O período de alta temporada começa em Dezembro e se estende até Fevereiro. Portanto, prepare-se para o alto fluxo de turistas e se programe com antecedência. Os preços inevitavelmente estarão mais altos.

Leia também: Cancún e Riviera Maya – Dicas de passeios, hospedagem e diversão

hoteis em cancun
Cancun

Punta Del Este – Uruguai

Se você procura um destino internacional badalado na América do Sul para a virada do ano, Punta Del Este é o lugar ideal, pois os beachs clubs estão bombando e promovendo festas super animadas para celebrar a chegado do ano novo.

Outro ponto alto de Punta Del Este são as praias e a sua orla, que ficam bastante movimentadas no final do ano. Além disso, você não pode deixar de conhecer o famoso monumento “Los Dedos” ou “La Mano”.

Aproveite a viagem também para conhecer a Casapueblo, antiga casa do artista uruguaio Carlos Páez Vilaró, que fica na cidade de Punta Ballena, cerca de 20 minutos de carro de Punta Del Este.

Dezembro também marca a chegada do verão em Punta, com dias ensolarados e temperaturas chegando a 30ºC.

É alta temporada (começa em Dezembro e vai até Fevereiro), logo, a cidade fica cheia e os preços tendem a aumentar.

Se preferir evitar a alta temporada, dê preferência para conhecer a cidade a partir de Março.

Veja também: 9 motivos para conhecer o Uruguai

Punta Del Este

Para onde viajar em Dezembro: Destinos Nacionais

NATAL

Gramado – RS

Uma ótima opção em Dezembro é curtir o Natal na Serra Gaúcha.

O Natal Luz é um evento tradicionalmente conhecido. A cidade fica toda enfeitada em clima natalino, com luzes e árvores de natal por todos os cantos.

Além disso, acontecem nas ruas os desfiles natalinos e espetáculos que movimentam ainda mais o lugar. Alguns shows são gratuitos e outros pagos.

Mesmo no verão de Dezembro, por ser uma cidade serrana, é possível curtir um friozinho em Gramado. A temperatura média em Dezembro é de 20ºC.

Assim como nos meses entre Junho a Agosto, Dezembro também é considerado mês de alta temporada em Gramado.

Le Jardin
Gramado

Curitiba – PR

A capital paranaense é considerada um dos destinos brasileiros favoritos para passar o Natal. A cidade fica ainda mais encantadora no mês de Dezembro, em razão das decorações e luzes de Natal.

Os principais pontos turísticos da cidade como o Jardim Botânico, a Ópera de Arame e o Parque Tanguá, ganham mais vida com as luzes natalinas.

Um evento imperdível na cidade – que só ocorre no mês de Dezembro – é o belíssimo Coral no Palácio Avenida.

Condições climáticas: em Curitiba não costuma fazer muito calor nem mesmo em pleno verão de Dezembro. Nessa época do ano, os termômetros devem marcar em torno de 17ºC a 26ºC.

A capital possui uma excelente estrutura para receber os turistas durante o ano todo. Mesmo no Natal, época de alta temporada, a cidade comporta e atende a demanda de pessoas com tranquilidade.

Curitiba

ANO NOVO

São Miguel dos Milagres – AL

Se o objetivo é festejar a chegada do novo ano com muito agito, o lugar ideal para passar a virada do ano é São Miguel dos Milagres.

São Miguel dos Milagres é um dos destinos mais paradisíacos do Brasil. Praias com maré baixa, mar de água morna e azul, sombra dos coqueiros, pousadas aconchegantes e uma deliciosa culinária local, são alguns dos atrativos que Milagres oferece.

Na virada do ano, acontece o famoso Réveillon dos Milagres”, também conhecido como “Tamo Junto”.

No site oficial do evento, é possível verificar as informações sobre as atrações, lugar, horário e preços.

O clima em Dezembro no litoral nordestino é perfeito para curtir as praias. Faz (muito) calor e não chove, proporcionando dia longos de muito sol.

É época de alta temporada, em razão do verão e das férias de final de ano. Os preços costumam ser mais altos no mês de Dezembro, por isso reservar tudo com antecedência é imprescindível.

Confira também: São Miguel dos Milagres: Dicas de hospedagem, passeios e restaurantes

dicas e roteiro em São Miguel dos Milagres
São Miguel dos Milagres

Praia do Rosa – SC

Outro destino brasileiro de praia e Ano Novo badalado é a Praia do Rosa, localizada no Município de Imbituba, no litoral catarinense.

A festa de virada do ano é conhecida como “Virada Mágica”. O evento acontece a poucos metros do mar e conta com uma super estrutura.

As informações sobre as festas estão todas no site oficial do evento.

Vale lembrar que a Praia do Rosa é um verdadeiro paraíso e está a apenas 90 km da capital Florianópolis. A mata nativa que circunda a praia, a areia branquinha, o mar azul, tudo isso faz parte da natureza exuberante do lugar.

As altas temperaturas do verão também chegam no litoral catarinense em Dezembro, podendo alcançar até 30ºC.

Sem dúvidas, é período de alta temporada na região. Brasileiros e também Argentinos costumam passar as férias de fim de ano no litoral de Santa Catarina, aumentando bastante o fluxo de turistas.

Destinos Dezembro
Fonte: viagemeturismo.abril.com

Campos do Jordão – SP

Por último, vai aqui uma dica pra você que pretende fugir do agito das festas de virada de ano e busca um destino tranquilo para relaxar.

O ideal para quem busca um ano novo sossegado é não escolher lugares com praias ou festas muito agitadas, pois é isso que a maioria busca para a virada de ano.

Por isso, escolher um destino serrano, como Campos do Jordão, é uma excelente opção para quem busca um Réveillon tranquilo.

Embora seja verão, tratando-se de região serrana, Campos do Jordão tem temperaturas médias durante o dia (em torno de 25ºC), sendo que quando anoitece a temperatura pode cair (chegando a cerca de 13ºC).

Campos do Jordão recebe turistas o ano inteiro, mas a época de maior fluxo é entre Junho e Agosto, quando a cidade conta com as temperaturas mais baixas e ocorre o festival de inverno. Portanto, Dezembro é mês de baixa temporada em Campos, contando com menor fluxo de turistas.

Para mais dicas, leia também: Campos do Jordão – tudo o que você precisa saber para sua viagem

Destinos nacionais para sua lua de mel no Brasil
Campos do Jordão

Dicas Extras

Considerando que Dezembro é a época do ano mais procurada para viajar, sendo alta temporada na maioria dos lugares, separamos 10 dicas especiais para garantir que você evite qualquer estresse:

  1. Compre as passagens com antecedência;
  2. Compare os preços das passagens, pois em virtude da alta procura, podem variar muito dependendo do dia e da empresa aérea;
  3. Isso vale também para hotéis, restaurantes e carros – reserve tudo com antecedência e compare os preços;
  4. Chegue cedo no aeroporto;
  5. Verifique a sua documentação – passaporte, carteira de vacinação, etc; e se for viajar de carro, verifique se a carteira de motorista, licenciamento, seguro e IPVA estão todos em dia;
  6. Prepare-se para os preços altos, são consequência da época;
  7. Se for viajar de carro, fique atento com os horários de maior fluxo e as orientações da polícia rodoviária sobre o trânsito nas estradas;
  8. Se for fazer uma viagem internacional, prepare-se para o frio no hemisfério norte e calor no hemisfério sul;
  9. Em lugares cheios, fique atento aos seus pertences;
  10. Por último: curta muito suas férias, relaxe, divirta-se e renove suas energias para o novo ano – torcemos para que seja repleto de muitas viagens!

Compartilhe sua experiência: que outro destino você indica para Dezembro, Natal e Ano Novo? Deixe sua dica aqui nos comentários!

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

1 Comment

  1. Rogerio e Ana Paula - World by Reply

    Curitiba em Dezembro é um arraso! A gente adora a cidade!

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?