Skip to main content

Desfrute do Sol em Cancun – Roteiro Completo

Cancun é um dos destinos turísticos mais procurados do mundo. É uma cidade costeira localizada na deslumbrante Península de Yucatán, no México. A cidade foi dividida em duas devido à indústria do turismo de massa. De um lado, Cancun é um local de férias de praia com águas azuis, praias de areia branca, cheia de brilho e glamour, enquanto por outro lado é o Cancun dos moradores locais que se manteve tradicional e crua. Não se engane, os turistas são mais do que bem-vindos em ambos os lados. Isto dá à Cancun um colorido muito interessante.

Você pode ir a restaurantes de luxo especializados em frutos do mar, boates chiques e lounges, e festa durante todo o dia e noite em um lado e, quando você está satisfeito de tanta festa, pode se retirar para os lados mais calmos, mais silenciosos de Cancun, onde a maioria os moradores residem, e experimentar alguns autêntica cozinha local e a cultura em si.

A temporada turística em Cancun é entre dezembro a abril. Toda a cidade foi construída pelo governo federal mexicano em um local escolhido como sendo perfeito para o crescimento do turismo. Algumas experiências que você não deve perder enquanto em Cancun além das belas praias de areia branca são – o aquário interativo de Cancún, a Isla Contoy e os muitos passeios que são oferecidos por diversos operadores turísticos.

Aquário Interativo de Cancun

Cancun tem uma atividade que agrada toda a família o Aquário Interativo de Cancun. Entre tantas atrações, vale à pena fazer o aquarium trek, vivências inacreditáveis nadando com os peixes e os alimentando; conhecer as mais de 1500 espécies de peixes locais, zona interativa para as crianças. Atrações que duram o dia todo e são ideais para o conhecimento da diversidade marinha.

 

A Isla Contoy

A Isla Contoy está localizada próxima a Isla Mujeres em Cancún. Contoy é uma reserva ambiental, por isso, é pouco conhecida pelos turistas, ficando aproximadamente a uma hora de Cancún. A Isla Contoy é protegida, portanto, não há moradores, luz elétrica, água potável, entre outros recursos na região. Uma visão selvagem, deserta e natural. Diariamente só são autorizados 200 visitantes na ilha, um verdadeiro santuário onde cerca de 90 espécies de animais marinhos e terrestres convivem em harmonia. Um passeio ideal para quem procura conhecer paisagens únicas e preservadas com águas cristalinas, calor e a sombra dos coqueiros.

Conhecer o Chichen Itza

Explore o espetacular Chichen Itza numa excursão de um dia inteiro neste Patrimônio Mundial da UNESCO. Aproveite para nadar um cenote nas proximidades (Ik Kil ou Hubiku) antes que um guia certificado o guie pela antiga capital do Império Maya, considerada a zona arqueológica mais importante do Yucatán. Outros passeios ideais é passar pelo Castillo (o Castelo), a Pirâmide de Kukulkan e o Templo dos Guerreiros. Por fim, desfrute de um almoço buffet de pratos regionais.

Visitas guiadas por um arqueólogo em Tulum

Talvez a melhor parte do passeio seja conhecer essas relíquias ancestrais em Chichen Itza, Tulum e Kukulkan. As antigas ruínas maias de Tulum devem ser apreciadas com a explicação de um arqueólogo (muitas agências promovem esses passeios). Explore as ruínas, colocando-se sobre um penhasco com vista para o Mar do Caribe, e termine o dia nadando, ao sabor das ondas azuis tranquilas…

As Praias de Cancún 

Praia de Puerto Morelos

Puerto Morelos é uma pequena vila de pescadores que se tornou cidade turística, localizada a apenas 20 minutos a sul de Cancun. Uma simplicidade que faz de Puerto Morelos um lugar ideal para relaxar e descontrair. A cidade abriga uma praia de areia branca muito larga no mar azul-marinho. Desfrute de um clube de praia ou alugue um guia e mergulhe na fantástica Barragem de Recife da América Central, que fica fora da costa. De um modo geral, a praia nunca está lotada e seus frequentadores são habitantes locais e turistas. Dê uma volta ao centro da cidade e confira o farol inclinado que foi destruído (mas não derrubado) pelo furacão Beulah em 1967.

X’cacel Beach – Riviera Maya

Uma praia virgem de areia branca, ideal para contemplar momentos na natureza, X’cacel é um verdadeiro paraíso. Poucos turistas conhecem e até mesmo os locais não frequentam muito. Para encontrá-lo, você terá que procurar o sinal na rodovia 307 entre Chemuyil e Xel-Ha. Uma pequena doação é necessária, pois a praia corre com um programa de conservação de tartarugas marinhas. A doação não só lhe dá acesso à praia deslumbrante, mas a um adorável cenote de água doce (sumidouros naturais). O snorkeling é bom à direita da praia no X’cacel. Leve lanche, água, sucos entre outras necessidade pois não há estrutura comercial próxima.

Praia de Xpu-Ha – Riviera Maya

Xpu-Ha (pronunciado Shpu-Ha) é ideal para turistas de todos os lugares. Representa uma fuga dos agitos de Cancun e Playa del Carmen. Está localizada ao sul de Puerto Aventuras, você será interrompido na entrada por uma família e um funcionário que o solicitará a pagar uma pequena taxa de entrada, que será devolvida ao final do dia, caso você gaste alguns pesos em La Playa Xpu-Ha Restaurant & Beach Club. Uma enseada, de mar verde areia branca….  a água é um pouco mais calma, ideais para as famílias com crianças pequenas. Guarda-chuvas e espreguiçadeiras podem ser alugadas em La Playa Xpu-Ha e nas tardes de domingo a música ao vivo rola solta.

Praia de Akumal

Akumal foi oficialmente fundada em 1958 como uma comunidade de mergulho. Está localizada uma pequena cidade à beira-mar a cerca de 100km a sul de Cancun entre Playa del Carmen e Tulum. Akumal é o “lugar das tartarugas” em Maya. Os visitantes podem tomar banho de cachoeira na praia de Akumal a poucos metros da Baía de Akumal e testemunham tartarugas marinhas fazendo um lanchinho na grama do mar. Aos mergulhadores é importante notar que os snorkelers nunca devem tocar ou perturbar as tartarugas. Durante a estação de (final de abril a outubro), as tartarugas adultas colocam ovos na praia durante a noite. Durante a temporada de incubação (de junho a novembro), as tartarugas de bebê recorrem instintivamente ao mar.

Playa Maroma – Riviera Maya

A playa Maroma está localizada em torno de km 55 da rodoviária Cancun-Chetumal, na Riviera Maya. Esta praia é considerada por muitos como uma das melhores praias do mundo, tanto pelo seu tamanho quanto pela incrível cor azul da água. A parte mais ao sul da praia, Punta Maroma (Maroma Point), é um ótimo lugar para mergulhar. O acesso a Playa Maroma está disponível através dos resorts localizados na praia, como o Catalonia Playa Maroma, os Secrets Maroma Beach Rivera Cancun  ou o Maroma Resort and Spa (você deverá estar hospedado num deles) ou através do Riviera Maya Beach Club (Maroma Adventures).

Agora que você conheceu o melhor que Cancún tem a oferecer, entre no site do Hotel Urbano e conheça as maravilhas que preparamos para você. Viva mais histórias vibrantes em roteiros maravilhosos!

*Este post é uma parceria do Blog Mala de Viagem com o Hotel Urbano.

Quer mais dicas de Cancun? Então confira nosso post: Cancun e Riviera Maya – dicas para sua próxima viagem

 

Post anterior – Viajando com crianças ou adolescentes: autorização de viagem

Próximo post – Como marcar o FastPass+ da Disney e evitar filas