África

Franschhoek: o que fazer na Região Vinícola do Cabo

Pinterest LinkedIn Tumblr

A Região Vinícola do Cabo, em especial as cidades de Stellenbosh e Franschhoek, é perfeita para quem aprecia um bom vinho e uma “culinária para ninguém botar defeito”. Já apresentei o Lavender Farm Guest House em post anterior (ótima opção de hospedagem em Franschhoek), então os assuntos de hoje serão: dicas de vinícolas, restaurantes e o fazer e incluir em seu roteiro em Franschhoek.

Stellenbosh e Franschhoek são excelentes opções de cidades para degustar um bom vinho, e ambas estão a cerca de 1 hora e alguns minutos da Cidade do Cabo (são apenas 80 quilômetros).

A estrada que liga Cape Town até a região vinícola, é excelente. Sendo assim, grande parte dos turistas alugam carro em Cape Town e dirigem até a wineland. Foi o que fizemos e aprovamos a experiência.

O ideal é conhecer ambas as cidades, passar uns 2 ou 3 dias em cada uma delas, dependendo do tempo que você tiver e da sua paixão por turismo enogastronômico.

Porém, se o seu roteiro estiver mais enxuto, aconselho priorizar Franschhoek, pois a cidade é uma fofura.

Considerando que de Franschhoek a Stellenbosh é apenas uma horinha de viagem, caso você não tenha tempo suficiente para conhecer com calma as duas cidades, é possível fazer um roteiro englobando as principais vinícolas de cada uma.

A pequena Franschhoek (cerca de 15 mil habitantes) faz parte do município de Stellenbosh e, além de aconchegante, permite ao turista se sentir muito familiarizado com o local logo de cara. Tudo é pertinho, o acesso é fácil e o charme da cidade encanta rápido.

Franschhoek foi colonizada pelos holandeses, mas recebeu muitos refugiados franceses no passado, o que deixou a região com uma “carinha francesa” facilmente perceptível.

Além das tradicionais visitas às vinícolas (para degustação), ainda é possível fazer passeios de bicicleta*, piqueniques, visitar museus e até mesmo galerias de arte.

*A Bike & Saddle oferece passeios guiados, e durante o trajeto são feitas paradas para degustação de vinho, sempre com vistas fascinantes. Haja habilidade para unir pedaladas às taças de vinho!

Não viaje sem seguro viagem:

No site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos preços dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com desconto, utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.

Vinícolas em Franschhoek

Claro que adoraríamos ter tempo suficiente para conhecer com calma cada uma das inúmeras vinícolas de Franschhoek. Porém, como o tempo sempre é um limitador de escolhas, precisei me contentar com um final de semana cheio de winetastings e comida boa (um final de semana para sempre guardado na memória).

Escolher é preciso, mas também é difícil. Para te ajudar nessa árdua tarefa, segue a lista das vinícolas visitadas e as informações principais sobre cada uma delas.

Na dúvida: visite o maior número que conseguir, pois todas são lindas e merecem uma visita, ainda que rápida.

Leeu Estates

A Leeu Estates Collection é a vinícola mais conhecida em Franschhoek.

O dono da vinícola também é dono de “metade da cidade” (outros hotéis e restaurantes inclusive), e dizem que ele melhorou muito Franschhoek com os investimentos que fez no local.

Na vinícola, o que mais chama a atenção desde o início, são as obras de arte espalhadas pela propriedade.

Também é possível se hospedar na Leeu Estates e o padrão é alto (tal como a Delaire Graff, em Stellenbosh.

De todas as vinícolas que visitamos na cidade, essa é a única que exigiu reserva prévia para o winetasting. Fizemos a reserva por e-mail, enviando a solicitação diretamente à propriedade (ainda antes de embarcar para África do Sul, com cerca de um mês de antecedência).

Mullineux & Leeu Family Wines – Leeu Estates

Fizemos a reserva do winetasting por e-mail ([email protected]). Por e-mail você reserva o dia e horário da visita e, já lá, escolhe qual das provas quer fazer.

O winetasting é feito na winery Mullineux & Leeu Family Wines, um ambiente elegante e sofisticado. O atendimento é personalizado (por isso exige reserva).

A winery funciona de segunda a domingo, das 10 às 17 horas.

MULLINEUX & LEEU FAMILY WINES
Ambiente do winetasting

3 opções diferentes de degustação, e uma delas inclui os vinhos mais premiados da vinícolas, chamado menu Signature.

Escolhemos dois tipos diferentes, e assim tivemos a oportunidade de provar diversos vinhos, inclusive escolhemos alguns para comprar ao final da degustação.

A nossa degustação na Leeu Estates saiu em torno de R$ 40,00 por pessoa, mas o valor dependerá de qual menu você escolher.

Adoramos conhecer a Leeu, tanto pela beleza do lugar (jardins floridos e obras de arte espalhadas pela propriedade), excelentes e premiados vinhos, além do ambiente requintado da winery e atendimento individualizado. Vale a pena conhecer!

Franschhoek - Leeu Estate
Degustação na Leeu Estates

Dieu Done

A vinícola mais indicada para seu final de tarde – atenção para o horário, pois as vinícolas encerram cedo a degustação.

Geralmente as vinícolas ficam abertas até 17 ou 18 horas, dependendo da época do ano. Por isso é importante sempre consultar o horário de funcionamento antes de ir (todas as vinícolas possuem sites, então basta digitar o nome dela no Google, que será possível obter essa informação atualizada).

A Dieu Done possui dois ambientes para as degustações: parte interna e externa.

A parte interna é sem graça, mas a parte externa é sensacional. Olha a vista:

Franschhoek - Dieu Done (5)
Dieu Done – Franschhoek

Fizemos degustação de vinhos e champanhes. Não foi necessário reserva, mas o local estava bem cheio (já era próximo ao horário de fechar).

Franschhoek - Dieu Done
Franschhoek – Dieu Done 

O Restaurante da Dieu Done é o ROCA, belíssimo, com paredes de vidro e vista para as montanhas. Arrependimento eterno de não ter feito uma reserva para conhecê-lo.

Franschhoek Cellar

Tá aí um lugarzinho que não demos nenhuma importância no início, e depois nos surpreendeu.

O Franschhoek Cellar fica praticamente no centro da cidade, na rua principal. Um dos poucos lugares aberto no domingo de manhã, e por isso foi nossa escolha.

Foi lá que fizemos uma degustação de vinhos harmonizados com chocolates e queijos (assim fica fácil entender porque gostei tanto).

O lugar é muito agradável, com mesas externas, além de mesas e bistrôs internos.

Franschhoek - Cellar
Franschhoek Cellar

Grande Provence

A Grande Provence é uma das vinícolas mais bonitas de Franschhoek (na minha opinião ela está no pódio juntamente com a Leeu Estates e com a La Motte).

Muito verde, jardins, obras de arte pelo jardim… Achei um lugar perfeito para um casamento ao ar livre!

Franschhoek - Grande Provence
Vinícola Grande Provence

Se de um lado o lugar é lindo, por outro lado, não fiquei tão encantada com os vinhos servidos na degustação. Talvez apenas não tenhamos dado sorte da escolha.

A vinícola oferece 5 opções de winetasting, e os valores variam de R40 a R80.

Ainda que os vinhos não tenham sido os nossos preferidos, vale muito a pena fazer uma visita para conhecer essa vinícola, dada a sua beleza.

A Grande Provence também tem um restaurante muito recomendado. Fica como sugestão de almoço.

A vinícola fica aberta para degustação das 10 às 18h, todos os dias. Há, ainda, opção de tour guiados de segunda à sexta-feira, às 11 e às 15 horas.

Haute Cabriere

O forte da Haute Cabriere é o vinho branco. Destaque para o Pinot Noir. Degustamos e aprovamos!

A vinícola tem uma vista bonita para as montanhas (mas não tanto quanto a Dieu Done), ambiente externo e interno.

O ambiente interno é para a degustação dos vinhos, e o externo para almoço. Seu restaurante é super bem avaliado, e exige reserva prévia (que pode ser feita diretamente no site da Haute Cabriere).

Rickety Bridge

Também aprovamos o ambiente da Rickety Bridge.

O diferencial da vinícola são os passeios de trem pelos parreirais.

No local também há opção de hospedagem e restaurante.

Chamonix

Apenas passamos rapidamente pela Chamonix antes de ir na Dieu Done, pois já estava fechando e não teríamos tempo para conhecê-la.

A Chamonix é especializada em Pinot Noir, inclusive com coleção de prêmios.

Ainda dispões de restaurante, opções de hospedagem e até um wine game drive.

Foi realmente uma pena não conseguir conhecê-la, pois é uma das vinícolas mais renomadas da cidade.

Franschhoek - Chamonix
Franschhoek – Chamonix

Adquira seu chip de internet com desconto:

Leitor do blog MV tem 10% na aquisição do chip de celular SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu! É esse o chip que eu uso em todas as minhas viagens.

Onde comer em Franschhoek

Opções excelentes de restaurantes não faltam em Franscchoek. Na verdade, o que faltou foi tempo para conhecer todos eles.

La Petite Colombe

Está na lista dos 5 melhores restaurantes da África do Sul, e claro que a posição de destaque é merecida.

O La Petite Colombe fica onde antes era o restaurante “Tasting Room” (que fechou), dentro do Quartier Français, em Franschhoek.

É imprescindível reserva prévia (diretamente no site do La Colombe), assim como em todos os renomados restaurantes de Franschhoek. Entretanto, fomos durante a baixa temporada e no almoço estava bem tranquilo.

Se for alta temporada, pedem que a reserva seja feita com 3 meses de antecedência (dentre essa e outra razões é que prefiro viajar na baixa temporada).

Além do Petite La Colombe de Franschhoek, há outro na região de Constantia, em Cape Town, inclusive mencionei isso quando escrevi sobre Cape Town e Constantia.

O La Colombe serve menu degustação nas versões completa e reduzida. Provamos a versão completa e adoramos o menu.

São 6 etapas, mas vem muito mais pratos do que isso:

O atendimento é impecável, e no final da “festa gastronômica de alta intensidade”, você recebe uma cópia do menu do dia, com a descrição de todos os pratos que foram servidos, além do agradecimento do chef pela sua visita.

Sabor, apresentação, envolvimento entre o cliente e a comida, cada detalhe é uma surpresa.

Em um dado momento os convidados são chamados para ir até a cozinha degustar uma das etapas do menu. Nesse momento o chef se apresenta e pergunta o que você está achando da experiência. Essa parte do show recebe o nome de “Meet the chefs“.

Enfim, é muito mais do que comida, é a experiência completa. Um show para quem é um apreciador da viagem gastronômica!

O La Colombe abre para almoço e jantar.

Pierneff a La Mote

Optamos por almoçar no restaurante Pierneef, na vinícola La Motte, em razão de sua beleza e comida alta de qualidade.

Não fizemos winetasting, mas ele custa em torno de R50. A La Motte é especializada em Syrah.

O ambiente é maravilhoso: árvores, riacho, jardins…

Fizemos a reserva direto no site da La Motte.

No momento da reserva é possível escolher a área que deseja sua mesa. Se estiver calor, peça uma mesa na área de vidro (glass area) ou na parte aberta.

Franschhoek Pierneff a La Motte (8)
Pierneef, na vinícola La Motte

A La Motte é um daqueles lugares que dá vontade de passar uma tarde inteira, sabe?

Quanto ao restaurante, achei ele o melhor custo benefício da viagem. A qualidade é muita alta e o preço bom. Achei barato para tudo que oferecem (equivalente a cerca de R$ 200,00 = almoço para duas pessoas + vinho).

É um tasting menu um pouco diferente: os pratos são trazidos todos de uma vez na sua mesa, e você se serve conforme sua preferência.

A quantidade é muito generosa. Comeriam 4 pessoas facilmente!

Tudo muito saboroso e fresco. A apresentação pode não ser tão bonita como no La Colombe, mas garanto que o sabor estava maravilhoso.

Depois que acabamos os pratos principais, ainda nos trouxeram uma “confeitaria inteira” de sobremesa!

Babel

O restaurante Babel fica na vinícola Babylostern.

A vinícola se trata de uma fazenda estilo Cape Dutch, onde é possível caminhar pelos jardins de frutas e vegetais, degustar queijos e licores em sua loja e até mesmo se hospedar ali.

Quanto ao restaurante, acho ele mais indicado para almoço, pois combina mais com o clima do lugar e ingredientes frescos colhidos na própria fazenda.

Como eu não consegui fazer reserva para almoço, acabei reservando um jantar e não entrou para a lista dos melhores restaurantes da viagem.

Ouvi falar muito bem do Babel, então foi um pouco decepcionante: poucas opções no cardápio e os sabores (ao meu paladar) dos ingredientes não combinavam entre si.

Além disso, Babel fica bem afastada do centro de Franschhoek, então vale a pena se você estiver passando por ela, mas não vale todo o deslocamento que fizemos para chegar até lá.

Talvez no almoço seja diferente, mas por não ter tido uma boa experiência, prefiro não indicar, mesmo porque Franschhoek tem muitas opções maravilhosas de restaurante.

Obs. O cardápio do restaurante muda a cada nova estação, então pode ter acontecido de eu não dar sorte na época e não gostar do que estava sendo servido.

Ryan´s Kitchen

O Ryan´s Kitchen é um bom restaurante, mas também não está na lista dos meus preferidos! Fica no centro da cidade, bem fácil de encontrar.

Os pratos eram comuns… Na África do Sul a gente acaba ficando mal acostumada(o), pois existem muitos restaurantes fantásticos. Então, quando vamos a um mais “comum”, não surpreende, ficando aquém da média.

Franschhoek Wine Tram

Outra coisa legal de Franschhoek é o Wine Tram – ônibus e trens que passam por várias vinícolas diferentes durante o trajeto.

Com ele você vai de vinícola em vinícola só curtindo a paisagem e se preocupando apenas em degustar vinhos.

O Franschhoek Wine Tram funciona no estilo hop-on hop-off, passando por vinhedos pitorescos, paisagens lindas, sempre com hospitalidade calorosa e vinhos de qualidade.

Os passageiros podem sair a cada parada e experimentar as atividades oferecidas: degustação de vinhos, um almoço ou mesmo apenas passear pelas vinhas. Findas as atividades, é só pegar o ônibus novamente. 

O Franschhoek Wine Tram oferece seis linhas hop-on hop-off para o passageiro escolher: Orange Line, Purple Line, Blue Line, Green Line, Red Line e Yellow Line, sendo possível comprar diretamente no site.

Outras dicas – o que fazer em Franschhoek:

Dica 1. Mapa de Franschhoek:

Pegue no seu hotel um mapa da cidade, onde estão especificadas as vinícolas e restaurantes.

No mapa, além dos endereços, tem o telefone, e-mail e observações sobre o local (exemplo: se tem opção de piquenique, menu especial para crianças, galeria de arte…). O mapa ajuda bastante na organização do dia.

No mapa que eu peguei, foram listadas 38 vinícolas diferentes.

Dica 2. Outros restaurantes recomendados:

Dica 3. Outras vinícolas recomendadas:

Dica 4. Reservas:

Restaurantes sempre exigem reservas. É possível ir sem reserva, mas se sua viagem for durante a alta temporada, a probabilidade de não conseguir uma mesa é grande.

Em regra, não é necessário fazer reserva para degustar os vinhos na vinícolas (exceto na Leeu Estates). É só chegar e perguntar pelo winetasting. 

Todavia, se você estiver viajando durante a alta temporada, é importante se certificar em cada vinícola acerca da necessidade prévia de reserva.

Dica 5. Spice Route:

A Spice Route é um lugar lindíssimo, muito arborizado e com bela vista para as montanhas. Lá você encontrará gastronomia de qualidade, uma cervejaria e até uma fábrica de chocolate.

Mais uma interessante opção para incluir no seu roteiro pela Região Vinícola do Cabo.

Dica 6. Franschhoek Motoe Museum:

Entre uma vinícola e outra, você pode tirar um tempinho para conhecer o Franschhoek Motor Museum e sua coleção de mais de 80 carros antigos.

Quer conhecer outras não tão conhecidas, mas incríveis, na África do Sul? Então confira esse post do blog Fora da Zona de Conforto e descubra quais são essas cidades desconhecidas (mas Lindas) no país.

Reserve seu Airbnb pelo nosso link e garanta um grande desconto na sua primeira reserva. 

Você gosta das minhas dicas? Siga o @maladeviagem no Instagram, assim você poderá acompanhar todas as minhas viagens em tempo real.

Já se inscreveu no nosso canal do Youtube? Se ainda não, aproveita para se inscrever agora: Blog Mala de Viagem no Youtube.

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

25 Comments

  1. Pingback: Stellenbosh: dicas e vinícolas na Região Vinícola do Cabo

  2. Renata Sucena Reply

    Uau!! Adorei o post, quanta coisa linda e parece delicioso. Vinho e paisagens maravilhosas, precisa de mais nada. Adoro suas dicas sempre. Essa é uma viagem que está muito nos meus planos! Quem sabe em 2018!

    • Anna Claudia Rodrigues Reply

      Re, essa viagem é uma delícia! Tem que fazer sim! Bjs

  3. Adorei o seu post. Puxa se eu tivesse visto antes de ter ido para la em fevereiro eu teria feito varias vinícolas. Nos visitamos as três principais cidades wineland e amamos a vinícola Bochendal, que é fantástica também. Ja favorito para um dia voltar com o maridão!

    • Anna Claudia Rodrigues Reply

      Muito obrigada Flavia! Esse é um destino que sem dúvida tb quero voltar!

  4. Suzy Freitas Reply

    Apesar de não beber, sempre acompanho meu marido na visita à vinícolas – por enquanto só visitamos à do Chile e do Rio Grande do Sul. Com certeza, só as paisagens das que vocês visitaram já me levariam a fazer o programa, sem contar com as excelentes opções gastronômicas. Ótimos os posts sobre a África do Sul, uma preciosa fonte de informações para viagens a esse destino.

  5. Amo vinícolas!! Já ouvi falar que os vinhos sul africanos são ótimos, mas nunca provei. Se tem uma coisa que eu amo são resenhas realistas. Bom, com certeza não vou nem tentar o que vc não gostou quando eu estiver lá hahaha. Confio no gosto de vocês.
    Essas fotos estão maravilhosas… a vontade é pegar o próximo voo pra la

  6. Sil Mendes Reply

    Aqui em casa a gente não bebe, mas nem por isso deixaríamos de curtir esse tipo de passeio, pq acho esses lugares sempre bonitos. Já as comidas fiquei aqui com água na boca. Bom saber dos que vc nao gostou muito, já ajuda na hora de planejar quando formos.

    • São lindas Sil, vale à pena o passeio mesmo para quem não bebe. Além de serem maravilhosas, a maioria possui restaurantes excelentes!

  7. Anna, que fotos mais lindas, jardins lindos, comida com a cara ótima! Meu noivo ama carros antigos, gostei da dica do museu! Gostei da dica de “orgias gastronômicas” estamos ficando viciados em menu degustação! Foi pra lista! Pena que os outros dois não valeram a pena, obrigada pela transparência!

  8. Aninha Lima Reply

    Que cidade linda ! Não sou muito fã de vídeos mais adoro esses passeios, esses lugares são sempre tão chiques, não é? sabe me dizer se alguma das vinícolas que visitou, havia degustação de espumante? adoro espumantes!

    • Aninha são lindas as vinícolas mesmo. Sim, existem lugares especialistas em espumantes. Algumas vinícolas possuem opções no menu e outras são especialistas… No mapinha da cidade tem a descrição de cada uma delas. Ajuda bastante na hora de montar o roteiro.

  9. Carla Macedo Reply

    Meu destino, amo um vinho! hauahau
    Post incrível, repleto de detalhes e fotos que estão me deixando a salivar! E as fotos da comida? Gentewwwwww.
    Parabéns por compartilhar conosco tudo isso! Arrasaram!

  10. Alexandre Nunes Reply

    Destino pra quem ama vinho e boa gastronomia? tô dentro kkkk. Com tantas vinícolas pra conhecer, alugar carro não é uma boa ideia né? Encantado com o lugar e já com fome depois de ter visto tantas pratos bonitos. gostei demais do post. abraços

  11. Gente, vocês praticamente viraram someliers né? Kkkkk Quantas vinícolas!! Não dá pra negar, é cada uma mais linda que a outra e fiquei babando nos pratos. Arrasaram!

  12. Jaqueline Caixeta Reply

    Que delicia ler esse post e poder acompanhar a viagem de vocês. Adorei essa Grande Provence, super fotogênica! A especialista em vinhos brancos também parece ser fantástica

  13. Para Stellenbosch e Franschoekk fizemos somente um bate-e-volta. Mas que baita de desperdício de lugar! Os dois valeriam dias e dias! Como você mesma disse, 3 ou 4 dias em Franschoekk pra curtir de verdade a cidade, que é muito agradável e com boas vinícolas. Perdi belíssimas vinícolas com lindos jardins. Dessas, somente visitei a Rickety Bridge. Acho que eu super usaria o Wine Tram, haha! ? Belo post, e obrigado!

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?