África

Dicas da Cidade do Cabo: Bo-Kaap, Kirstenbosch e Constantia

Pinterest LinkedIn Tumblr

Já exploramos montanhas em Cape Town, visitamos suas belas praias, conhecemos o Waterfront e também desfrutamos da magnífica culinária sul-africana. Agora, para fechar com chave de ouro as dicas de turismo na Cidade do Cabo, apresento a vocês o bairro de Bo-Kaap, o jardim botânico Kirstenboch e a região vinícola de Constantia.

Bo-Kaap: o bairro malaio da Cidade do Cabo

Situado entre o centro da Cidade do Cabo, o Waterfront e a Signal Hill, você encontra Bo-Kaap, um dos bairros mais antigos da cidade.

Em Bo-Kaap (“Acima do Cabo”) ainda há casas do século XVIII, acredite se quiser!

Historicamente, o bairro foi ocupado inicialmente por escravos malaios. Em seguida chegaram os escravos trazidos da índia, e então os imigrantes muçulmanos. Uma miscigenação cultural e racial que só a África Do Sul te proporciona.

A história está estampada no Museu de Bo-Kaap, localizado na 71 Wale Street, Bo-Kaap, com funcionamento de segunda a sábado, das 10 às 17 horas, e ingresso de entrada com valor inferir a dois dólares.

Não visitamos o museu, porque o que nos cativou desde o início naquele amistoso lugar, foram as charmosas casinhas coloridas (Chiappini St é o ponto de referência, pois se trata da rua onde se concentram a maioria das casas coloridas).

Ah, vá preparado(a) para subir ladeiras, tá? O bairro fica na subida da Signal Hill e vai exigir um pouquinho de esforço.

A história das cores é interessante: as casas começaram a ser pintadas, cada uma de uma cor (sempre muito vibrantes), ao fim do regime do apartheid, em 1994, representando a diversidade cultural e racial ali presente.

O passeio pelo bairro de Bo-Kaap não leva mais do que 1 hora, exceto se você quiser fazer um tour mais completo, com visita guiada.

Se você quer economizar com hospedagem sem ficar longe do centro, a região oferece opções que se adequam melhor ao bolso.

Bo-Kaap

Kirstenboch: o jardim botânico da Cidade do Cabo

A visita ao jardim botânico Kirstenboch pode ser combinada com a vinícola de Constantia, pois são atrativos afastados do centro da Cidade do Cabo, bem como próximos um do outro.

O Jardim Botânico de Kirstenbosch fica a 13 quilômetros do centro da cidade. Do V&A Waterfront até lá, são cerca de 40 minutos.

Optamos por utilizar Uber, mas o ônibus de turismo City Sightseeing tem uma linha que passa por lá (tanto no jardim botânico quanto em Constantia).

Outra opção bacana é ir de carro (se você optar por alugar um), pois o jardim botânico dispõe de amplo estacionamento. O problema é que, nesse caso, não indico fazer Constantia no mesmo dia… Você não vai querer perder de provar vinhos por estar dirigindo, vai?

*Uma sugestão, se estiver de carro, é fazer esse passeio ao jardim botânico no dia que estiver voltando do Cabo da Boa Esperança.

Kirstenbosh foi fundado em 1913, recebendo a fama de ser um dos mais belos jardins botânicos de todo o mundo.

São 36 hectares e mais de sete mil variedades de plantas nativas, algumas inclusive ameaçadas de extinção.

Destaque para as proteas (você vai ouvir muito esse nome na África do Sul, pode apostar), éricas, restionáceas e bulbos.

Para se ter uma básica noção do tamanho do lugar, Kirstenbosh, localizado aos pés da Table Mountain, possui várias opções de trilhas (inclusive que levam até a uma cachoeira), rota para mountain bike e excursões em carrinho de golfe.

No site oficial de Kirstenbosh, você confere todas as opções e atrações que o Jardim botânico te oferece.

Fazia muito sol e calor no dia que visitamos o local (um dos únicos dias realmente quentes da viagem), então não conseguimos ter tanta disposição para percorrê-lo. Acho que deixamos muita coisa bonita pra trás, pois o calor era tanto, que faltou mais disposição.

Embora não tenha percorrido o jardim botânico como eu gostaria (com roupa de ginástica confortável, boné e uma garrafa de 1 litro de água na mão), o fato é que o “ponto alto” do passeio, na minha opinião, é a linda passarela Centenary Tree Canopy Walkway, com seus 130 metros de comprimento e 12 metros de altura. Você literalmente passa por cima das árvores.

Eu não entendo nada de botânica, gosto de apreciar uma bela paisagem cheia de flores, mas também não sou a pessoa mais paciente para isso… Entretanto, tenho que admitir que a beleza do lugar e a variedade de flores, realmente me encantou. E tem mais: fomos na primavera, então a época era absolutamente favorável.

Do lado de uma das entradas do jardim, há uma estufa chamada Conservatory, com plantas de toda a África do Sul.

Outra boa opção para fazer no jardim botânico, é um bom piquenique, pois os jardins com árvores e sombras geram a combinação perfeita. Vi vários grupos de amigos sentados sob as árvores, jogando conversa fora e curtindo o visual. Que ambiente agradável!

Em relação à infraestrutura, lá você encontra um restaurante, um café e uma lojinha de souvenir, próximos à entrada.

No verão há vários shows no local, como não fomos nessa época, não estava acontecendo nada (até onde eu sei), mas se você visitar Cape Town no verão e se interessar por este programa, pesquise sobre o Kirstenbosch Summer Sunset Concerts.

O que fazer na Cidade do Cabo: Kirstenbosh
Kirstenbosh, na primavera fica ainda mais lindo!

Numa viagem curtinha, eu deixaria o Kirstenbosh como opção para o final. O jardim botânico é lindíssimo e merece sua visita, mas caso não tenha muito tempo na cidade, há outras atrações clássicas que devem ser priorizadas. Mas se conseguir uma manhã livre, não deixe de conhecê-lo.

Preços: 

  • Adultos: R65
  • Estudantes: R35
  • Estudantes de 6 a 17 anos: R15

É possível a compra de ingressos pela internet. Fomos em uma segunda-feira, estava tranquilo e sem filas.

Horário de funcionamento: de setembro da março das 8 às 19 horas; de abril a agosto das 8 às 18 horas.

Endereço: Table Mountain National Park, Rhodes Dr, Newlands, Cape Town, 7735.

Constantia: região das vinícolas na Cidade do Cabo

A região vinícola de Constantia fica afastada do centro da Cidade do Cabo (assim como o jardim botânico), mas é uma ótima opção para quem está com a programação mais enxuta (sem tempo para visitar Stellenbosh e Franschhoek), mas quer visitar vinícolas e incluir um pouco de turismo enogastronômico na viagem.

Há várias vinícolas na região, e é em Constantia que está a primeira vinícola da África do Sul: a Groot Constantia, fundada no século XVII.

O que fazer na Cidade do Cabo: Constantia
Goot Constantia: a primeira vinícola da África do Sul

Fomos de Uber, mas também é possível fazer uso do ônibus de turismo City Sightseeing (que passa nos pontos turísticos principais da cidade, e uma de suas rotas inclui a Groot Constantia).

A Groot Constantia é bastante turística (como a Concha y Toro, no Chile), mas merece ser visitada, pois apresenta uma estrutura fantástica.

Foi lá que fizemos degustação de vinho com chocolate, além de um cellar tour, para aprender um pouco mais sobre o processo de produção dos vinho.

O legal é que você paga pela degustação e ganha a taça! Uma recordação bacana e funcional!

Foi lá que também compramos nosso primeiro vinho de sobremesa. Não somos muito fãs, mas o que experimentamos ao final da degustação (não estava incluído, foi uma cortesia) e era muito gostoso – pergunte pelo vinho de sobremesa premiado, que eles te apresentarão o tal do vinho do Napoleão.

O que fazer na Cidade do Cabo: Constantia
Cellar Tour na Groot Constantia

Além da degustação, a vinícola tem restaurantes, museu e tour pela adega.

Compre seu tour com antecedência pelo site oficial da Groot Constantia ou pelo Webtickets. Nós usamos o Webtickets e retiramos o ingresso no supermercado Pick n Pay .

Porém, se for almoçar por ali, recomendo outro lugar mais interessante: o restaurante La Colombe, um dos melhores restaurantes da África do Sul.

Fomos no La Colombe em Franschhoek (o restaurante tem uma filial em Constantia e outra em Franschhoek) e ficamos apaixonados pela comida.

Outros restaurantes recomendados na região são: Foxcroft, The Greenhouse e o The Conservatory (esse fica no hotel The Cellars Hohenort).

Uma vinícola bem recomendada na região é a Eagles Nest in Constantia Winelands (muito bonita e não tão turística como a Groot).

Informações sobre a Groot Constantia:

  • Endereço: 2 Groot Constantia Road – Constantia, Cape Town.
  • Horário da degustação: diariamente, das 9 às 18 horas. Fechado na Sexta-feira Santa e no Natal.
  • Valores em setembro/2017: degustação de 5 vinhos + taça = R75 (R$ 18,00); 5 vinhos + 5 chocolate em harmonização + taça = R120 (R$ 28,00) – pagando um pouquinho mais, é possível fazer um tour pela vinícola, que acontece de hora em hora (até às 16 horas).
Gostou das dicas e hoje e quer saber mais sobre o que fazer, onde comer e se hospedar na Cidade do Cabo?

Então confira outros posts aqui no Blog Mala de Viagem:

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?