África

Stellenbosh: dicas e vinícolas na Região Vinícola do Cabo

Pinterest LinkedIn Tumblr

Que a África do Sul é um dos países mais surpreendentes (se não o mais) que já visitei, não é mais novidade (não consigo poupar elogios pra o país). Mas o que eu quero te mostrar no post de hoje é que se, assim como eu, você não dispensa um bom vinho, acompanhado de uma culinária sofisticada e deliciosa, então seja bem-vindo(a) a Stellenbosh, a capital da arte na Região Vinícola do Cabo.

Stellenbosh pode até ser conhecida como “cidade capital da arte na África do Sul” (em razão de suas inúmeras galerias de arte), mas o que me atraiu até lá foram suas vinícolas premiadas.

Os vales de Stellenbosch, Franschoek e Paarl, formam a Região Vinícola do Cabo. São as famosas Winelands da Região Vinícola do Cabo.

Localizada na Província do Cabo Ocidental, Stellenbosch está a cerca de 50 km da Cidade do Cabo (pela rodovia N2). É muito fácil de se localizar e as estradas são ótimas. Pegamos apenas um trecho de congestionamento no final da tarde (entre 17 e 18h), que atrasou um pouco nossa chegada.

O recomendado é passar pelo menos um final de semana nas Winelands. Porém, como nossa viagem foi longa (em virtude das 3 semanas de curso de inglês que fizemos em Cape Town), tivemos dois finais de semana inteiros para visitar a região das vinícolas. Assim, no primeiro fomos para Stellenbosh e no segundo para Franschhoek.

Se foi suficiente? Olha, deu para visitar várias vinícolas e restaurantes maravilhosos, mas confesso que eu só sairia mesmo satisfeita se tivesse tempo para conhecer tudo, pois a região é uma delícia. Fiquei apaixonada!

*A Liany, do blog Mochilão a Dois passou apenas 10 dias na África do Sul, e ainda assim conseguiu incluir Stellenbosh no roteiro. Então, se sua viagem não será tão longa quanto foi a minha, sugiro a leitura desse post.

Outros destinos que me perdoem (e isso inclui até mesmo o Napa Valley, na Califórnia, que visitamos em 2016), mas não posso esconder minha preferência pelas Vinícolas do Cabo.

Vinícolas premiadas, vinhos excelentes e culinária sofisticada. Aliás, os pratos não são apenas lindos e deliciosos, são também feitos com ingredientes frescos/da estação, geralmente com produtos colhidos na própria horta da vinícola.

Sem contar o custo benefício: a moeda sul-africana (rand) é desvalorizada frente ao real, o que torna a viagem para África do Sul muito mais barata do que as tradicionais viagens para Europa e Estados Unidos, por exemplo.

Pois bem. Considerações iniciais feitas, escolhemos a cidade de Stellenbosch como primeiro destino na Região Vinícola do Cabo.

Stellenbosch – a cidade

Fundada pelos holandeses, Stellenbosh é a segunda colônia europeia mais antiga da África do Sul (Cape Town é a primeira) e tem mais de 150 mil habitantes.

Trata-se de uma cidade universitária, mundialmente conhecida por suas inúmeras vinícolas e produção de vinhos de altíssima qualidade.

São mais de 150 vinícolas (alguns dizem que esse número passa de 200), então pesquisar antes para ir com um roteiro organizado, vai ajudar muito na otimização da sua viagem.

Melhor época para visitar Stellenbosh

Durante todo o ano. Depende do clima que você prefere. De junho até agosto faz bastante frio.

Fomos no final de setembro/início de outubro, e ainda fazia frio. Porém, disseram que as condições climáticas em 2017 estavam atípicas, pois geralmente em outubro já começa a esquentar.

Embora frio, pegamos dias bonitos, com sol. Foi perfeito para degustar vinhos.

A partir de novembro (até março) é quando se tem temperaturas mais elevadas. O clima de verão lhe permitirá fazer piqueniques em algumas vinícolas que oferecem esse serviço.

Como chegar em Stellenbosh

Carro é a melhor opção.

Alugamos um carro em Cape Town. Não precisa de Carteira de Habilitação Internacional. Eles nos pediram apenas CNH e passaporte.

A estrada é ótima, bem sinalizada e com a ajuda do Waze tudo fica ainda mais simples.

Atenção apenas com a mão inglesa. Fui a motorista da rodada e me acostumei rápido, mas atenção redobrada é sempre importante.

Caso queira fazer muitas degustações nas vinícolas, é possível usar Uber também (não para ir até Stellenbosh, mas para ir de uma vinícola a outra).

Onde se hospedar – hotéis em Stellenbosh

Deixo aqui algumas sugestões interessantes de hospedagens/hotéis em Stellenbosh:

Delaire Graff Lodges and Spa: se estiver procurando por uma hospedagem de categoria luxo, pode apostar nessa opção.

Lanzerac Hotel & Spa: mais uma opção de hospedagem elegante e sofisticada em Stellenbosh.

Asara Wine Estate & Hotel: o hotel da vinícola Asara oferece um ambiente tranquilo e piscina aquecida. Os quartos são espaçosos e elegantes, com varanda ou terraço.

MolenVliet Vineyards: localizada nas margens do Rio Dwars, no Vale de Banhoek, com vista panorâmica para as montanhas e para os vinhedos ao redor.

Encontre aqui outras opções de hospedagem em Stellenbosh.

Em Franschhoek, ficamos em uma Guest House chamada “Lavender Farm Guest House” e adoramos (diária com ótimo custo benefício). Conto melhor sobre o assunto no post sobre hospedagem em Franschhoek.

Se preferir Airbnb:

Reserve seu Airbnb pelo nosso link e garanta um grande desconto na sua primeira reserva. 

Vinícolas em Stellenbosh

Aqui vale a regra do: quanto mais você conseguir conhecer, melhor! Nem que seja uma passadinha rápida, só para ver o ambiente.

Você não precisa pagar nada para entrar nas vinícolas e, inclusive, alguns wine tasting são gratuitos (se você comprar um vinho na vinícola depois).

De qualquer forma, os wine tasting são baratos, vários custam menos de R$ 30,00, incluindo degustação de 5 ou 6 vinhos diferentes.

Degustações de vinhos premiados custam um pouco mais caro.

Você também encontra opções de degustação de vinhos com azeite, vinhos com queijo, chocolate…

Outras vinícolas oferecem opção de piquenique no gramado. Mas esse programa deve ser reservado com antecedência pelo site da vinícola e são mais comuns durante o verão.

O horário de funcionamento varia de vinícola para vinícola, conforme o dia e conforme a época do ano.

É importante conferir no site de cada uma antes, montando seu roteiro conforme o horário de funcionamento delas (algumas abrem bem cedo, mesmo no domingo, outras fecham aos domingos).

Agora vou listar algumas vinícolas que valem a pena figurar na sua lista e colocar algumas observações sobre cada uma delas:

Jordan

Além da qualidade dos vinhos, a beleza do lugar chama atenção. Um lindo jardim, um lago, a vista para as montanhas…

A Jordan também oferece opções de café da manhã e possui um restaurante.

Tokara

O salão onde é feito o wine tasting é muito bonito e aconchegante, com um vidro imenso e vista para o vale e montanhas. Além dos vinhos, também degustamos azeitonas. A Tokara também oferece degustação de azeites.

O que mais me chamou atenção foi o lindo espaço para casamentos. Inclusive, estavam organizando o local para um casamento que teria um naquele dia.

Tokara - Stellenbosh
Tokara – Stellenbosh

Não viaje sem seguro viagem. Contrate o seu com desconto:

No site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos preços dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com desconto, utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.

Delaire Graff

A Delaire Graff fica praticamente na frente da Tokara.

A Delaire foi o local escolhido para nosso almoço no sábado (no Delaire Graff Restaurant). Ambiente lindo e sofisticado, comida deliciosa e vista pereita… Tem que ir para conferir pessoalmente.

Precisa reservar com antecedência ([email protected] ou no próprio site – www.delaire.co.za).

Delaire - linda desde a entrada
Delaire – linda desde a entrada

Além de vinícola, a Delaire Graff também é uma opção de hospedagem em Stellenbosh, contanto com lodges de luxo, inclusive com piscina privativa.

Nosso melhor almoço em Stellenbosh
Nosso melhor almoço em Stellenbosh

Asara

Passamos na Asara para uma degustação rápida no domingo de manhã (não são muitas vinícolas que abrem domingo de manhã quando é baixa temporada).

wine tasting é feito em uma sala fechada. Acho que perderam a oportunidade de criar um ambiente melhor para as degustações, já que a vinícola tem uma bela vista.

A Asara também tem opção de hospedagem, que por sinal é muito bem avaliada.

Waterford

Além da harmonização de vinhos com chocolates, essa vinícola é famosa por fazer um tour chamado “wine safari”. É necessário reservar com antecedência.

Não fizemos reserva para o wine safari, então apenas passamos por ela para fazer uma visita rápida. É linda e vale a pena fazer reserva para não perder a oportunidade do wine safari.

Kanonkop

Ganhou há pouco tempo o prêmio de melhor vinho Pinotage do mundo. Trouxemos um pra casa.

Wine tasting - Kanonkop - Stellenbosh
Wine tasting – Kanonkop – Stellenbosh

Uitkyk

Fica ao lado da Kanonjop. Também oferecem um “Chocolate Experience” e piquenique (mediante reserva).

Uitkyk
Uitkyk

Kleine Zalze

Essa vinícola já ganhou o prêmio de melhor Sauvignon Blanc e tem uma vista muito linda. A degustação é feita na parte externa e também é possível fazer wine tasting harmonizado com queijos.

Stellenbosh
A linda vista da Kleine Zalze – Stellenbosh
Kleine Zalze e seu premiado
Kleine Zalze e seu premiado Sauvignon Blanc

Ernie Els

A mais cool de todas, sem dúvida. Ponto de encontro da galera jovem e descolada da região. Pertence ao famoso jogador de golf sul-africano, o próprio Ernie Els, que já foi o número 1 do mundo. Vista sensacional, vinhos incríveis… Um daqueles lugares que você vai quer voltar.

A tal da vista...
A tal da vista…
Lugar perfeito para passar a tarde com os amigos
Lugar perfeito para passar a tarde com os amigos

Clos Malverne

Uma da vinícolas incluída no roteiro bem de última hora (era domingo de manhã). Eu amei o Pinotage Le Café (The Coffee Edition). Também provamos alguns espumantes deliciosos.

A Clos Malverne oferecia degustação de vinhos pareados com sorvete, mas apenas durante os dias da semana.

Levei minha parte pra tomar depois rsrs...
Levei minha parte pra tomar depois rsrs…

Outras vinícolas:

  • Rust en Vrede
  • Zorgvliet
  • Muratie
  • Anura
  • Warwick Wine Estate: essa é uma das vinícolas onde é possível reservar/comprar uma cesta de piquenique para acompanhar a degustação.
  • Spier (vinhos, wine tasting, restaurante, picnics, hotel)
  • Lanzerac
  • Overgaauw

Obs.1. Aconselho que você faça as reservas de restaurantes e vinícolas (as que exigem reserva) com antecedência. Fiz todas as nossas reservas ainda no Brasil, antes da viagem.

Obs.2. É absolutamente normal que no meio do caminho você encontre uma vinícola que não está no seu roteiro, mas que chama a sua atenção.

Não tenha medo de incluí-la, ainda que de “supetão”, pois esse é um passeio para ser curtido sem pressa, sem programação rígida… Afinal, a maioria das vinícolas não exigem reserva prévia para o wine tasting – bata chegar lá e fazer a degustação.

Procure um mapa da cidade e das vinícolas no seu hotel ou qualquer lugar por onde passar. O mapa ajuda bastante na hora de programar a ordem das vinícolas a visitar, permitindo que você otimize seu roteiro, pois algumas vinícolas ficam mais afastadas da cidade.

Vale a pena comprar vinhos nas vinícolas?

Ponto positivo: várias vinícolas não cobram a degustação se você comprar uma garrafa de vinho.

Ponto negativo: o trabalho que terá levando os vinhos de um lado para o outro durante a sua viagem.

Em lojas na cidade, supermercados ou mesmo no free shop (onde você já compra sem incidência de imposto), você também encontra as mesmas opções de vinhos, inclusive com o mesmo preço.

Adquira aqui o seu chip de internet com desconto:

Leitor do blog MV tem 10% na aquisição do chip de celular SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu! É esse o chip que eu uso em todas as minhas viagens.

Restaurantes – onde comer em Stellenbosh

A Mercedes-Benz lançou em 1998 a premiação “Eat Out Restaurant Awards”, que acontece todo ano, no mês de novembro, elegendo os 10 melhores restaurantes da África do Sul (chef do ano, restaurante do ano e prêmio de excelência em serviço).

Esses prêmios reconhecem os restaurantes favoritos dos leitores (os vencedores são determinados pela maior classificação média de estrelas, votação realizada pelo público, durante um ano, através do site eatout.co.za).

Dos 10 melhores restaurantes da África do Sul, eleitos pela Eat Out, 2 estão na região de Stellenbosh: The Restaurant at Waterkloof (em Somerset West) e Ouverture Restaurant (em Stellenbosch).

Tivemos o prazer de conferir!

Waterkloof Wines

(The Restaurant at Waterkloof) reservei esse restaurante sem me dar conta que ele ficava longe (Sir Lowry´s Pass Village Road, Somerset West). Aí me arrependi (por conta da distância)…

Depois, quando cheguei e experimentei a comida do local, achei que valeu a pena e me “des-arrependi”, principalmente pelo lugar maravilhosos em que ele está localizado.

Já ocupou a terceira posição na lista dos melhores restaurantes da África do Sul pela Eat Out.

O restaurante fica dentro da vinícola Waterkloof e no topo de uma montanha com vista pra os vinhedos.

A Waterkloof é uma vinícola “bio” (agricultura biodinâmica), preocupada com o meio ambiente.

O restaurante é sofisticado e trabalha com opção de menus de 3 ou 5 “courses” e também menu degustação. Ficamos com a opção reduzida nesse dia. Mas acredito que a melhor experiência seja o degustação (tasting menu).

Overture

(Hidden Valley Wine Estate, Annandale Road, Stellenbosch, Western Cape) já apareceu na 6ª posição na lista dos melhores restaurantes da África do Sul pela Eat Out.

O atendimento foi muito bom e o menu degustação é super completo.

Embora tenha ouvido falar muito bem desse restaurante, não surpreendeu tanto (a expectativa foi muito alta, confesso). A experiência foi prejudicada por dois motivos: estávamos muito cansados (com mais sono do que fome) e o tempo de espera entre um prato e outro era muito grande.

É um restaurante para ir com tempo e sem pressa para acabar.

Menu degustação - Overture - Stellenbosh
Menu degustação – Overture – Stellenbosh

The Big Easy

Restaurante localizado na região central de Stellenbosh. Uma boa opção quando você quer fugir um pouco dos “tasting menu”.

Comida sofisticada, saborosa e fresca, como na maioria dos restaurantes sul-africanos dessa categoria.

Não fizemos reserva, mas chegamos muito cedo (18h), então foi fácil conseguir mesa. O recomendado é fazer reserva.

Dellaire Graff Restaurant

Perfeito para almoço. Vista linda e comida sensacional. Todas as fotos dos pratos coloquei neste post quando falei das vinícolas que visitamos.

Outros restaurantes recomendados:

  • Rust en Vrede
  • Terroir (localizado na vinícola Kleine Zalze Wine Estate)
  • Tokara
  • Moyo (na vinícola Spier)
  • The Restaurant at Clos Malverne
  • Helena´s
  • The Jordan Restaurant
  • Indochine (outro restaurante da Dellaire Graff)
  • Mont Marie Restaurant
  • The Table

Deixo por fim o vídeo do nosso final de semana em Stellenbosh:

Já se inscreveu no nosso canal do Youtube? Se ainda não, aproveita para se inscrever agora: Blog Mala de Viagem no Youtube.

Você gosta das minhas dicas? Siga o @maladeviagem no Instagram, assim você poderá acompanhar todas as minhas viagens em tempo real.

Sempre que você faz sua reserva ou adquire um produto/serviço através de um link do MV, o blog recebe uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ajuda a manter o Mala de Viagem sempre atualizado!

Hospedagem

Booking.com

Aluguel de carro

Rent Cars

Seguro Viagem

Seguros Promo

Passagens aéreas

Passagens Promo

Passeios e ingressos

Get Your Guide

Chip Internacional

SimPremium
Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

Comments are closed.

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?