Skip to main content

Portugal, reencontro com a ancestralidade

Portugal, não há como não ter uma íntima ligação com nossa terra paterna. Este pequeno grande país, berço das grandes navegações e descobrimentos, oferece grandes possibilidades culturais e históricas, que nos remetem aos tempos medievais, mas que soube se abrir ao contemporâneo sem se esquecer de suas raízes.

Hoje o Blog Mala de Viagem em parceria com o Hotel Urbano apresenta um roteiro inesquecível de 5 dias em Portugal, num reencontro com nossa ancestralidade.

Lembre-se que a maior parte desse trajeto você fará à pé, portanto, tênis ou sapatos confortáveis são indicados, assim como levar um casaquinho porque em Portugal, depois das 17 horas esfria e muito.

Coimbra

Uma bela cidade, que abriga alguma das construções mais representativas de Portugal, a Universidade de Coimbra. Uma universidade repleta de tradições, que os estudantes fazem questão de mantê-las, como usar capas negras, por exemplo. Além disso, todo ano acontece a cerimônia de queima das fitas, a festa dos formandos da universidade.

Universidade de Coimbra
Universidade de Coimbra (1)

Outra atração imperdível em Coimbra é a Sé Velha. Uma construção de 1139, por Afonso Henriques, a igreja parece um castelo.

Você pode aproveitar a estada em Coimbra para conhecer outras cidadezinhas nos arredores como Figueira da Foz, Aveiro, Conimbriga, Tomar, Leiria, Fátima e Serra da Estrela.

A parte baixa de Coimbra concentra o centro comercial da cidade, com ruas estreitas e casarões preservados, um convite para um passeio a pé, dar uma paradinha em algum bar tradicional da cidade e parar para comer um gostoso bolinho de bacalhau, leitão da barrada com uma boa taça de vinho.

Outros recantos maravilhosos para conhecer é o Arco da Almeidina e a entrada da muralha antiga; o Jardim da Manga e Portugal dos Pequenitos, réplicas de casas tradicionais e castelos portugueses nos quais as crianças podem entrar, além de réplicas de monumentos em miniatura.

Não poderia esquecer de falar na casa de Dona Inês de Castro, a mais bela história de amor de Portugal, da que foi rainha depois de morta, a Quinta das Lágrimas –  hoje um belo hotel.  Aqui a gente aprende a dizer “saudade”…

Quinta das Lágrimas
Quinta das Lágrimas (2)

Porto

Você levará apenas uma hora de viagem de carro Coimbra até o Porto, uma joia de Portugal. Lá você vai encontrar o melhor da hospitalidade portuguesa, com certeza, boa comida e arquitetura própria.

Seja nas esplanadas na zona da Ribeira, viagem de bonde até o Passeio Alegre e aproveite para passear de barco rabelo no encontro do Rio Douro com o Oceano Atlântico, esses barcos rabelo, no passado, faziam o transporte do vinho para o porto.

Outro passeio ideal para quem gosta de conhecer as pessoas da região é o Mercado Bolhão, um mercado com mais de 150 anos, com todos os cheiros, cores, sabores e gentes para ver e conversar. Um show de música na Casa da Música, uma peça de teatro no Teatro Nacional de São João e acompanhar uma exposição fotográfica gratuita no Centro Português de Fotografia são atividades ideais para quem curte um slowtravel ou mesmo quem se decidiu em passar uns três ou quatro dias nessa fantástica cidade.

O lado boêmio e a vida noturna da cidade também são atrações muito bem vindas o Bar Ancora D´ouro e a região da Galeria de Paris , com seus bares, restaurantes e gente bonita! Isso sem contar com um bom espetáculo de fado ao vivo, com todo o sentimento expresso em arte e canção!

Rio Douro
Rio Douro (3)

Lisboa

Em Lisboa, o transporte público é bastante eficiente para levar o turista em todas as atrações turísticas. Disponha de dois dias para conhecê-la. Do Porto a Lisboa são 3 horas de carro, aproveite o passeio.

Você deve se hospedar na região de Rossio ou Chiado, pela mobilidade de conhecer os inúmeros monumentos como o Padrão ou Monumento aos Descobrimentos, uma belíssima obra de arte, localizada em destaque na margem direita do Rio Tejo, para homenagear os grandes navegadores e figuras históricas envolvidas nos descobrimentos portugueses.

Monumento aos Descobrimentos
Monumento aos Descobrimentos (4)

Nesse pátio também é possível encontrar o Mosteiro dos Jerônimos e a famosa Torre de Belém, uma fortificação de influências arquitetônicas islâmicas e orientais que caracterizam o final do período medieval dessas fortificações. Hoje pertence ao Patrimônio Mundial e foi eleita como uma das sete maravilhas de Portugal.

No fim desse passeio, curta um delicioso pastel de Belém!

Torre de Belém
Torre de Belém (5)

Outras atrações que valem a pena serem apreciadas são o Oceanário, um passeio de teleférico sobre o parque, o pavilhão do conhecimento, o Panteão Nacional e o Museu Coleção Berardo. Destaque especial para os Jardins do Palácio Marquês de Pombal. 

Sintra

Uma cidade que mais parece um sonho – a capital do Romantismo, como eles mesmos se auto-denominam – você também pode chamar Sintra de “Cidade dos Palácios”.

Você chega a Sintra de trem, pela estação do Rossio, em aproximadamente 40 minutos.

A estação fica localizada num bonito prédio de 1886, acessível tanto pelo metrô Restauradores (linha azul) quanto pelo metrô Rossio (linha verde).

Se tiver o Lisboa Card, passa direito pela catraca, senão você pode comprar o tíquete avulso por € 2,15 por trecho. São 40 minutos de viagem.

Chegando na estação central, vá até a vila e espere no ponto dos ônibus hop-on e hop-off da Scotturb. Tanto o tíquete quanto o Lisboa Card valem para o dia da viagem, portanto, não se preocupe em descer e subir em quantas paradas desejar para contemplar as ruas estreitas de belíssimas construções e afrescos ladrilhados.

Em Sintra, não deixe de conhecer o Palácio da Vila, O Palácio Nacional de Sintra, famoso por ter sido, a partir do século XII, a residencial oficial da Família Real Portuguesa.

O Castelo dos Mouros, datado do Século X, é outra suntuosidade do lugar, nos remete à invasão moura em Portugal; uma fortaleza erigida com a finalidade de observação e combate. As muralhas, a pequena igreja construída por D. Afonso Henriques e o túmulo que guarda as ossadas exumadas durante as obras de tomada do castelo. Tudo nos coloca numa atmosfera de mistério.

Castelo dos Mouros
Castelo dos Mouros (6)

Outro palácio magnífico é o Palácio Nacional da Pena. Erguido entre 1839 e 1885, o palácio engloba também um maravilhoso parque de 85 hectares, com jardins, estufa, capelas, lagos e grutas. Espécies de todo o mundo podem ser encontradas nos gramados. Um exemplar da arquitetura romântica e das ideias do rei artista D. Fernando II, convivem em seu interior traços neo-árabes, neo-góticos e neo-manuelinos.

Hora do almoço, antes de ir para a estação, dê um pulinho na histórica Piriquita, Antiga Fábrica de Queijadas de Constância Piriquita, de 1862. Na vitrine, as vedetes da delicatessen portuguesa “travesseiros”, “Pasteis de Santa Clara”, “Ovos moles de Aveiro” … tantas delícias… é hora de visitar a Quinta da Regaleira, o Palácio de Montserrat e o Palácio de Seteais, que agora funciona hotel, que oferece um Lanche a Portuguesa diariamente, entre outras atrações que nos fazem ouvir os saudosos fados à distância…

Castelo Nacional da Pena
Castelo Nacional da Pena (7)

Gostou do roteiro? Claro que existem muitos outros recantos e encantos em Portugal, para isso, a cada ida em Portugal, um novo mar de descobertas se desvelam. Não devemos nos esquecer que Portugal é um país de tradições milenares e uma cultura única.

Corra lá no Hotel Urbano e garanta as melhores condições para conhecer Portugal agora mesmo!

Sobre o post: esse post foi escrito pelo nosso colaborador Hotel Urbano, revisado e postado por mim (Anna).

Post anterior – Sidecar: passeio encantador e jeito diferente de conhecer Cape Town

Próximo post – Radisson RED Cape Town: hotel inspirado na arte, música e moda

 

Fonte e referência das fotos publicadas neste post:

(1) Universidade de Coimbra – https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/c/c0/Coimbra_December_2011-19a.jpg
(2) Quinta das lágrimas – https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Quinta_das_lagrimas_conj_neogotico.JPG
(3) Rio Douro – http://maxpixel.freegreatpicture.com/static/photo/1x/Old-Town-Historically-Douro-Porto-Portugal-2379571.jpg
(4) Monumento aos Descobrimentos – http://maxpixel.freegreatpicture.com/static/photo/1x/Success-Lisbon-Portugal-Places-Of-Interest-1615462.jpg
(5) Torre de Belém https://static.pexels.com/photos/323477/pexels-photo-323477.jpeg
(6) Castelo dos Mouros – https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7b/Castelo_dos_mouros_1920_1200.jpg
(7) Castelo Nacional da Pena http://maxpixel.freegreatpicture.com/static/photo/1x/Green-Sintra-Palace-Serra-Landscape-Trees-1453029.jpg