Skip to main content
Permissão Internacional para Dirigir

Saiba como tirar sua Permissão Internacional para Dirigir

Hoje estou escrevendo diretamente do aeroporto de São Paulo (GRU), rumo à África do Sul! Eu poderia estar tirando um cochilo, comendo um brigadeiro ou tomando um vinho (muito chique, né?), mas achei mais importante compartilhar informações e conteúdo com você: hoje vamos aprender como tirar a Permissão Internacional para Dirigir!

O que é e para que serve a PID? A Permissão Internacional para Dirigir (PID), é um documento que permite que o condutor dirija nos países conforme previsto na Convenção de Viena e demais Acordos Internacionais.

Quem pode solicitar? Apenas condutores cadastrados no DETRAN e que já possuam CNH com foto poderão solicitar a PID. O pedido pode ser feito pelo próprio condutor ou por intermédio de procurador.

Se for o próprio condutor o solicitante, basta chegar no DETRAN com a CNH.

Se o requerimento for feito por procurador, será necessário documento oficial com foto e CPF do procurador; procuração pública ou particular com firma reconhecida por verdadeiro em Cartório ou Consulado; CNH original ou cópia autenticada do condutor (outorgante).

Qual o prazo de validade da Permissão Internacional para Dirigir? A PID terá a mesma validade de sua CNH (então é interessante renovar sua CNH primeiro, caso ela esteja próxima ao prazo final de validade).

Se for necessário alterar qualquer dado na CNH, não prossiga com esta solicitação via internet, procure o DETRAN/PR.

Qual o procedimento para tirar a PID? Ao chegar no DETRAN, o condutor terá que preencher um formulário, depois pagará uma taxa e um ou dois dias depois sua Permissão Internacional para Dirigir estará pronta.

Obs.1. O valor da taxa pode variar conforme o estado. Aqui em Mato Grosso do Sul, o Rodrigo pagou pouco menos de R$ 300,00.

Obs.2. Em alguns estados é possível fazer todo o procedimento pela internet. Consulte o site do DETRAN do seu estado para maiores informações.

Obs.3. A CNH do Rodrigo era de São Paulo. Quando ele chegou no DETRAN em Campo Grande, foi informado que para conseguir a Permissão Internacional para Dirigir, teria que fazer a solicitação no estado de SP, ou então renovar a CNH em Mato Grosso do Sul. Assim, tenha em mente que só é possível ter CNH + PID do mesmo estado.

Onde a PID é válida? A PID só é válida nos países signatários da Convenção sobre Trânsito Viário celebrada em Viena a 08 de Novembro de 1968, ou com os quais sejam adotados o princípio de reciprocidade.

E quais são esses países?

África do Sul
Albânia
Alemanha
Anguilla
Angola
Argélia
Argentina
Arquipélago de San Andrés
Austrália
Áustria
Azerbaidjão
Bahamas
Barém
Bélgica
Bermudas
Bielo-Rússia
Bolívia
Bósnia-Herzegóvina
Bulgária
Cabo Verde
Canadá
Cazaquistão
Cayman
Ceuta e Melilla
Chile
Cingapura
Colômbia
Congo
Coreia do Sul
Costa do Marfim
Costa Rica
Croácia
Cuba
Dinamarca
El Salvador
Equador
Escócia
Eslovênia
Espanha
Estados Unidos
Estônia
Filipinas
Finlândia
França
Gabão
Gana
Geórgia
Gibraltar
Grã-Bretanha
Grécia
Groenlândia
Guadalupe
Guatemala
Guiana
Guiana Francesa
Guine-Bissau
Haiti
Holanda
Honduras
Hungria
Ilha de Pitcairn
Ilha Norfolk
Ilhas Aland
Ilhas Cayman
Ilhas Cocos
Ilhas Cook
Ilhas do Canal
Ilhas Geórgia e Sandwich do Sul
Ilhas Virgens (GB)
Ilhas Wallis e Futuna
Indonésia
Inglaterra
Irã
Iria Ocidental
Irlanda do Norte
Israel
Itália
Kuwait
Letônia
Líbia
Lituânia
Luxemburgo
Macedônia
Malvinas
Marrocos
Martinica
Mayotte
México
Moldávia
Mônaco
Mongólia
Montserrat
Namíbia
Nicarágua
Niger
Niue
Noruega
Nova Caledônia
Nova Zelândia
Nueva Esparta
País de Gales
Panamá
Paquistão
Paraguai
Peru
Polinésia Francesa
Polônia
Porto Rico
Portugal
Reino Unido
República Centro-Africana
República Dominicana
República Eslovaca
República de Moçambique
República Tcheca
Reunião
Romênia
Rússia
Saara Ocidental
Saint-Pierre e Miquelon
San Marino
Santa Helena
São Tomé e Príncipe
Seychelles
Senegal
Sérvia
Suécia
Suíça
Svalberd
Tadjiquistão
Terras Austrais e Antártica
Território Britânico na Antártica
Território Britânico no Oceano Indico
Timor
Toquelau
Tunísia
Turcas e Caicos
Turcomenistão
Ucrânia
Uruguai
Uzbequistão
Venezuela
Zimbábue

Geralmente, e viagens curtas, apenas a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é suficiente. No entanto, o Denatran aconselha a emissão da PID em todos os casos, para “evitar um possível transtorno” (esse é o nosso caso nesse momento – estamos quase embarcando para a África do Sul).

Atenção: quando for usar sua PID, tenha em mãos também o seu passaporte.

Ter uma PID é importante e pode evitar transtornos na sua viagem, mas antes de utilizá-la, certifique-se que alugar um carro é a melhor opção para o destino onde está indo. Na África do Sul, por exemplo, dirige-se na mão inglesa e talvez isso seja um empecilho ou desconforto para alguns e, nesse caso, outros tipos de transportes serão mais recomendáveis.

Optamos por providenciar o documento como forma de segurança extra, e acho uma providência altamente recomendável, pois mesmo que não seja necessário apresentá-lo num primeiro momento, tendo ele em mãos você evita surpresas desagradáveis que podem atrapalhar suas férias!

 Se você gosta do conteúdo do Blog Mala de Viagem, gostaria de te pedir uma ajuda: faça sua reserva de hospedagem pelo Booking.com através do banner aqui na lateral direita do blog. Você não pagará nada a mais por isso, contribuirá para que façamos mais viagens, e sem dúvida novos posts sempre aparecerão por aqui! Muito obrigada!

Post anterior – 5 Destinos ideais para lua de mel no Brasil

Próximo postConheça as praias imperdíveis para se visitar no Brasil