Skip to main content

Ecoturismo no Brasil: descubra 7 destinos ideais para suas férias

O Ecoturismo está em alta no Brasil: com uma imensa biodiversidade, os inúmeros parques nacionais, estaduais e municipais oferecem roteiros incríveis para respirar, transpirar, viver em harmonia com a natureza.

Hoje, o Hotel Urbano, em parceria com o Blog Mala de Viagem, convida você para uma aventura em meio à natureza, em 7 destinos ideais para o Ecoturismo.

Guia básico do Viajante HU: Não se esqueça de levar tênis para trilhas, mochila, roupas confortáveis, toalha, casaco (nesses lugares geralmente esfria à noite) biquíni, maiô, top, sunga, calça comprida (geralmente, roupas de academia) óculos para mergulho, repelente, alimentos leves, água, boné e protetor solar. Um kit de primeiros socorros também não é má ideia!

  1. Chapada dos Guimarães, MT

Em 1989 foi fundado o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, Mato Grosso, uma paisagem deslumbrante de céu multicor, 46 sítios arqueológicos e 33 mil hectares de área onde estão gravadas inscrições rupestres. Um museu arqueológico a céu aberto, fósseis de inúmeros animais e ossadas de dinossauros, além das espetaculares cachoeiras.

Chapada dos Guimarães - Ecoturismo no Brasil
Chapada dos Guimarães – Ecoturismo no Brasil
  1. Chapada dos Veadeiros, GO

Infinitas cachoeiras, poços, rios cristalinos e trilhas por entre a mata cercam a Chapada dos Veadeiros de magia. Detalhe especial para a mística cidade de Alto Paraíso de Goiás, onde se se encontra a maior concentração de cristais de quartzo do mundo.

Chapada dos Veadeiros - Ecoturismo no Brasil
Chapada dos Veadeiros – Ecoturismo no Brasil. (acesso – foto retirada de: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7a/Cachoeira_dos_Saltos_-_80_metros._Parque_Nacional_da_Chapada_dos_veadeiros.jpg)
  1. Salvador, BA

Salvador, além de ser a primeira capital do país, tem grande parte do centro histórico preservado, contando com uma extensa atividade ecoturística. São inúmeras trilhas, cachoeiras e praias que favorecem a cavalgada, a caminhada, o montanhismo, arvorismo entre outras modalidades dos esportes de aventuras.  Tá com tempo? Faça um passeio de barco até a Ilha de Itaparica e delicie-se com a vista.

Itaparica - Ecoturismo
Itaparica – Ecoturismo no Brasil. (acesso – foto retirada de: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a0/Barra_do_Gil_em_Itaparica.JPG)
  1. Bom Jardim, MT

O destino fica a 150km de Nobres, mas vale a pena o esforço: um lugar lindo, perfeito para flutuação e mergulhos paradisíacos, em rios azul turquesa e celeste, límpidos, repletos de peixes. Caminhar por trilhas e chegar a um paraíso como esse não tem preço!

Bom Jardim - Ecoturismo no Brasil
Bom Jardim – Ecoturismo no Brasil. (acesso – foto retirada de: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/33/Nobres_Lagoa_Azul.jpg)
  1. Jericoacoara, CE

A Vila de Jericoacoara era uma vila de pescadores, no município Jijoca de Jericoacoara, bem longe da capital cearense (300km), onde faz sol o ano inteiro. Localizada na linha do Equador, a praia de Jericoacoara é muito procurada por turistas o ano inteiro para a prática de caminhadas ecológicas, cavalgadas, kite e Windsurf.  A Duna do Pôr do Sol está lá esperando por você!

Duna - do Pôr do Sol - jericoacoara-ecoturismo
Duna do Pôr do Sol – Jericoacoara – Ecoturismo no Brasil. (acesso – foto retirada de: https: //upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/b/ba/Dunas_Jericoacoara_-_Alana_R._E._Ribeiro.jpg)
  1. Serra da Capivara, PI

Paisagens rupestres e montanhas erodidas, o oásis no semi-àrido! Ecoturismo também é conhecer e preservar a cultura e culinária, fazendo parte do desenvolvimento sustentável da região, portanto você não pode perder os pratos mais gostosos da culinária piauiense servidos em belíssimas peças de barro da própria Serra da Capivara.  A rica biodiversidade preservada é um dos pontos fortes. A ida à Pedra furada é uma boa caminhada na certa!

pedra-furada- serra-capivara
Pedra Furada – Serra da Capivara – Ecoturismo no Brasil

Veja diversos hotéis no Piauí clicando aqui.

  1. Fernando de Noronha, PE

Nadar entre golfinhos e cardumes de peixes coloridos e conhecer o Projeto Tamar são algumas das aventuras únicas de Fernando de Noronha, PE. Inesquecível em todos os sentidos. Outra atividade que fica registrada nas mentes e corações dos visitantes, é a soltura dos filhotes de tartaruga marinha durante a temporada reprodutiva, que vai de Janeiro a Junho. Em geral, a soltura acontece no final da tarde, às 17h30, antes do pôr-do-sol.

Fernando de Noronha - Ecoturismo no Brasil
Fernando de Noronha – Ecoturismo no Brasil

A preocupação com o meio ambiente, longe de ser um modismo, é uma causa real a qual todos devemos nos conscientizar. O Hotel Urbano oferece diversos tipos de pacotes para os amantes do ecoturismo.

Sobre o post: esse post foi escrito pelo nosso colaborador Hotel Urbano, revisado e postado por mim (Anna).

Post anterior – Comer bem em Cape Town: restaurante The Pot Luck Club

Próximo postJoanesburgo: o que fazer em 2 dias nesta grande cidade