Américas

Deserto do Atacama no Chile: o deserto mais árido do mundo

Pinterest LinkedIn Tumblr

Quando eu penso em belezas naturais em suas mais diversas formas, cenários que vão da neve ao deserto, logo me vem à cabeça um país: Chile. E uma coisa é certa: esse é de fato um país impressionante em toda sua fina extensão. Nosso primeiro paraíso explorado no país das cordilheiras foi nada mais nada menos que o deserto do Atacama. Gostou? Então vem comigo que te levo na minha Mala de Viagem para conhecer o deserto mais árido do mundo.

Quando você decide que quer conhecer o Chile, uma das primeiras coisas que você descobre é que não vai dar pra conhecê-lo em apenas uma viagem (exceto se você tiver muitos e muitos dias pra isso).

E eu digo isso exatamente em razão da sua “anatomia” (4.300km de comprimento x 175km de largura), geografia e diferença climática. Então o ideal é não ter pressa e dividir o país em quantas viagens forem necessárias, pois assim você poderá curtir cada pedacinho da forma como merece.

A clássica foto no Trópico de Capricórnio - Atacama
A clássica foto no Trópico de Capricórnio – Atacama

O bacana é que a capital Santiago sempre pode fazer parte do seu roteiro, pois independentemente de se estar programando uma viagem ao norte ou ao sul do país, Santiago poderá ser o ponto de partida ou chegada. Na nossa viagem foi o ponto de chegada.

Para conferir dicas sobre a capital do Chile, leia aqui o post sobre Santiago.

Numa viagem de 14 dias, dividimos o roteiro entre Atacama e Santiago e região (Viña del Mar, Valparaíso, Cajon del Maipo e rolou até uma passadinha no Vale Nevado, embora a temporada de neve já tivesse acabado).

Agora vou descrever o nosso roteiro dia a dia e a partir da minha experiência, vou te ajudar a programar sua viagem para o deserto do Atacama.

Qual a melhor época para ir ao Atacama?

Bom, primeiro é preciso ter em mente que a amplitude térmica do deserto do Atacama, seja qual for a época do ano, é muito grande.

Você se vestirá em camadas e conforme o sol chega no pico, você vai tirar suas camadas até ficar com apenas uma camiseta. Depois é só fazer o procedimento inverso… fácil né?

Será que venta no Atacama?
Será que venta no Atacama?
De chinelo e camiseta na Laguna Cejar - Atacama
De chinelo e camiseta na Laguna Cejar – Atacama

Se a amplitude existe independente da época, em relação às chuvas a história é diferente. Sim, chove no deserto do Atacama, e essas chuvas, mesmo que raras, podem acontecer nos meses de janeiro a março.

Estamos falando do deserto mais árido do mundo, então é possível que viaje ao Atacama em fevereiro e não encontre uma gotinha de água de chuva sequer.

Além disso, o Atacama tem mais de mil quilômetros de extensão, o que significa que pode ser que chova em uma região, mas não na outra.

*Se você tiver o azar de pegar chuva, provavelmente não conseguirá ver a real beleza do Atacama, pois muitas atrações fecham. Se puder, evite essa época do ano.

Como chegar no Atacama?

Pegamos um voo internacional até Santiago e depois um voo doméstico de Santiago para Calama (1h30min de voo).

Comprando o trecho Santiago-Calama com companhia aérea chilena (voo doméstico), você consegue fazer uma boa economia.

Voos SP-Santiago entram em promoção com frequência. Então com um bom planejamento, você consegue passagens a preços de banana.

De Calama para San Pedro do Atacama (cidadezinha base do Atacama), contratamos um transfer (1h50min de viagem). Aproveite a viagem para curtir a paisagem árida e as usinas de energia eólica pelo caminho.

A nossa ideia inicial era fazer o trajeto Santiago-San Pedro de carro, mas isso levaria muito tempo (1.635km) e nos tiraria dias preciosos de viagem, então fizemos a escolha mais acertada: avião.

Não viaje sem seguro!

No site Seguros Promo você pode fazer uma comparação detalhada e fácil dos preços dos seguros ofertados, analisando qual tem o melhor custo benefício para a sua viagem. Contrate AQUI o seu seguro viagem com desconto, utilizando o cupom MALADEVIAGEM5.

Qual moeda levar?

Importante levar dinheiro em espécie: peso chileno, dólar ou real. O câmbio em Santiago é melhor, então se passar por lá antes, já aproveite para trocar seu dinheiro.

Em San Pedro do Atacama alguns lugares aceitam cartão de crédito, mas muitos não aceitavam, por isso é importante ter dinheiro em mãos. Em caso de emergência, também há alguns caixas eletrônicos por lá.

Vou gostar de conhecer o Atacama?

Difícil é encontrar alguém que não goste do Atacama, isso sim!
Difícil é encontrar alguém que não goste do Atacama, isso sim!

Provavelmente, pois o Atacama é um destino muito versável, que vai do luxo ao mochilão, passando pelo turista intermediário que curte um conforto, mas não abre mão da economia.

Não é um destino super barato, mas você consegue planejar sua viagem conforme seu bolso.

Dá pra escolher entre o hotel de luxo, o simples ou o hostel; o almoço no restaurante mais sofisticado ou o menu padrão de um restaurante mais básico; passeio por conta própria ou com agência de turismo… E assim você consegue ajustar a trip conforme seus interesses.

Em relação aos passeios, idem: você pode optar entre passeios tranquilos de contemplação, ou passeios nível “hard”, como fazer trekking, pedalar, escalar um vulcão*. Tem atividades para todos.

*Desejo master da viagem era escalar o Licancabur (5.920m de altura), mas não é que o danadinho, depois de muitos anos dormindo, resolveu entrar em erupção bem na semana que estávamos lá? Sacanagem… não só ficamos proibidos de escalar, como tivemos que inverter a ordem de vários passeios que estavam na rota de perigo.

Por sorte conseguimos visitar todas as atrações, mas isso porque o sinal de alerta, inicialmente vermelho, regrediu para amarelo.

O importante é gostar de natureza e de apreciar paisagens maravilhosas (que se assemelham a verdadeiros quadros pintados à mão), e aceite que para ter essas experiências você terá que acordar de madrugada, sentir frio, passar algumas horas dentro do carro, fazer xixi atrás da porta… Mas já digo de antemão: as belezas do Atacama valem todo o esforço!

Atacama e suas paisagens maravilhosas
Atacama e suas paisagens maravilhosas

Leitor do blog MV tem 10% na aquisição do chip de celular SimPremium ao utilizar o cupom “maladeviagem”. Clique aqui para pedir o seu! É esse o chip que eu uso em todas as minhas viagens.

Como se vestir no Atacama e o que não pode faltar na mala?

Geralmente você sairá para os passeios ainda de madrugada, portanto, estará frio de bater os queixos. Além da temperatura negativa, existe ainda sensação térmica e o vento. Resumindo, é frio pra caramba.

O ideal é colocar a quantidade de roupas que você entender necessário (conforme sua resistência ou, no meu caso, falta de resistência, ao frio) e se vestir em camadas. Um casaco corta vento também é fundamental.

"Agasalho" completo - resistindo ao frio do Atacama
“Agasalho” completo – resistindo ao frio do Atacama. Isso já era mais no meio da manhã, por isso estou sem gorro e sem luvas.

Aí, no decorrer do dia, conforme a temperatura vai subindo, você vai “descascando a cebola”.

Dá tudo certo, desde que você não se esqueça de por uma roupa leve por baixo. E quando o sol vai embora, o que acontece? Aí é hora de vestir tudo novamente. E assim vivemos no Atacama, num tira-põe danado.

Nos pés eu usei tênis (ou botinha de trilha – eu prefiro, pois assim não estrago meus tênis) e chinelo. Sempre ia de tênis e levava o chinelo na bolsa.

Alguns passeios como Termas Puritama, Laguna Cejar e Geisers del Tatio (não os geisers em si, mas sim os lagos de água quente que ficam ali do lado) envolvem água, então nesses dias, é interessante já ir com a roupa de banho por baixo.

Lago de água quente do lado dos Geysers - Atacama
Lago de água quente do lado dos Geisers – Atacama

*No post sobre os passeios, também fiz observações quanto às roupas que você deve usar para cada dia da viagem. Clique aqui para conferir!

Coloque na mala (e na mochila do dia a dia): hidratante labial, protetor solar, soro fisiológico para o nariz (principalmente se o seu nariz costuma sangrar quando o clima está muito seco), chapéu/gorro, luva e cachecol, remédios para dor de cabeça e enjoo (devido à altitude).

Como se hidratar no Atacama?

O máximo de água que puder. Só lembre que tem muitos lugares que o banheiro é no meio do nada (e quando digo “meio do nada”, é só pra lembrar que não tem um arbusto mais altinho pra você se esconder, sacou?).

Mas com o tempo você acostuma (girls: levem lencinhos umedecidos para dar um help)! Só não deixe de beber água. Beba água e depois você pensa em como se esconder pra fazer xixi…

A hidratação externa do corpo também é importante, principalmente os lábios, que ficam muito ressecados. Leve manteiga de cacau ou o hidratante labial de sua preferência.

Hidratante corporal também é importante. Soro fisiológico para o nariz e colírio para os olhos são recomendados.

Quanto ao cabelo, alguns reclamam que fica ressecado, mas eu percebi que com o meu foi o contrário: meu cabelo ficou muito sedoso e brilhoso no clima seco (em lugar úmido é que tenho problemas).

Como prevenir o mal de altura no deserto do Atacama?

Vejo muita gente se preocupar com o mal de altura ou mal de “soroche” quando vai ao Peru, mas pouca gente citar o problema quando vai ao Atacama.

O mais curioso é que o Atacama tem alguns pontos (a exemplo do Salar de Tara) mais altos do que Machu Picchu e outros sítios arqueológicos do Peru. O vulcão Licancabur, por exemplo, está a  5.920m de altura.

Não tive sintomas nenhum de “soroche” no Peru, mas “passei mal à beça” no Salar de Tara, no Atacama.

Salar de Tara - o passeio de maior altitude que fizemos no Atacama
Salar de Tara – o passeio de maior altitude que fizemos no Atacama

Eu pensei: “ah… não passei mal com altura no Peru, também não vou passar aqui” – e pah: lá estava eu com dor de cabeça, enjoo e uma sensação de peso sobre o meu corpo.

*Um pouco mais sobre o mal de altura: os sintomas mais frequentes são náuseas, tonturas e dor de cabeça. A intensidade dos sintomas varia de pessoa pra pessoa, e também há os que não sofrem os efeitos do mal de soroche.

Em regra, os sintomas desaparecem sozinhos, mas isso pode levar até 1 dia inteiro. Para prevenir os problemas, as dicas são: não se esforçar muito no primeiro dia, comer comida leve, tomar muita água e não ingerir bebida alcoólica. Uma boa noite de sono também irá ajudar.

Confira o post sobre Machu Picchu para saber mais sobre o mal de soroche”.

Onde se hospedar?

Hospedagem em San Pedro do Atacama pode ser em hostel, hotéis de categoria turística ou hotéis de luxo.

Deixo aqui algumas sugestões de hospedagem que eu escolheria hoje:

Hotel Cumbres San Pedro de Atacama (categoria luxo)

Explora Atacama (categoria luxo + all inclusive)

Hotel Desertica

Lodge Quelana

Hotel Poblado Kimal

Casa Solcor Boutique Bed & Breakfast

Hotel Jardin Atacama

Hotel Casa Algarrobo

Em San Pedro, na época da viagem, minha opção foi ficar em um hotel chamado Dunas.

O Dunas é um hotel, mas parece uma mistura de uma pousado com um hostel com quartos privados. É bem simples, o café da manhã era super básico, mas o quarto tinha um bom espaço, o banheiro (embora pequeno), tinha água quente.

A cidadezinha de San Pedro do Atacama, que na verdade é um povoado, é bem pequena, então dá pra fazer tudo a pé, de modo que não há muita preocupação em escolher uma hospedagem “longe”.

O que tem para fazer em San Pedro de Atacama?

San Pedro de Atacama é a base para se conhecer o Atacama. É lá que você vai se hospedar, jantar e fazer comprinhas nos mercadinhos.

O vilarejo (de mais ou menos 8.000 habitantes – mas que recebe milhares de visitantes todos os anos) fica bem pertinho da divisa com a Bolívia (por isso é tão comum combinar Atacama e Uyuni na mesma viagem).

A rua principal de San Pedro se chama Caracoles, e nela estão concentrados restaurantes, lojinhas e mercadinhos. 

O mais importe: é lá que você vai comer (quando não estiver nos passeios). Mas não se preocupe com isso, pois caminhando pelas ruelas principais, opções de restaurantes você verá que não faltam.

Geralmente os restaurantes tem o “menu do dia”, com entrada, prato principal e sobremesa (às vezes) por um preço fixo. Optamos por esse menu várias vezes e tivemos resultados positivos. Por mais que seja uma cidadezinha/povoado pequeno, vivem do turismo, então você se alimenta bem por lá, não se preocupe.

Além disso, a cidade possui um mercado de artesanato, uma igrejinha e muitas agências de turismo que fazer os passeios tanto no Atacama como a travessia para o salar do Uyuni na Bolívia.

Quantos dias ficar no deserto do Atacama?

Nós ficamos 5 dias completos. Foi tempo suficiente para fazer a maioria dos passeios, mas não todos.

Optamos por incluir 2 passeios por dia em 2 dos dias, e nos outros 3 dias fizemos apenas um passeio para não tornar a viagem muito cansativa e conseguir curtir com mais calma.

Faltou escalar o vulcão (aquele mesmo que estava em erupção) e ir às Termas de Puritamas (baita arrependimento: deveria ter deixado de ir ao Vale do Arco-Íris e feito o passeio às Termas) e fazer o tour astronômico, que daria muito bem para ter feito, pois é um passeio noturno.

Muita gente combina o deserto do Atacama (pelo menos 5 dias) com o Salar do Uyuni (3 ou 4 dias). Você pode fechar tudo lá por San Pedro de Atacama, na agência de sua preferência.

Deixamos o salar pra uma próxima oportunidade.

Contratar agência ou ir ao Atacama por conta própria?

Minha experiência foi com a agência Ayllu Atacama.

Meu feedback é favorável, pois os guias eram experientes, sabiam muito sobre a geografia do local, sempre nos explicando e nos dando informações importantes sobre os lugares por onde passávamos. A Ayllu atende muitos brasileiros, então você encontrará muitos blogs indicando eles.

Além disso, os lanches servidos nos passeios passeios eram bons (lanche, café da manhã, almoço, a depender do passeio e da hora).

Lanchinho e Pisco Sour na Laguna Tebinquinche - Atacama
Lanchinho e Pisco Sour na Laguna Tebinquinche – Atacama
Mais lanchinhos com a Ayllu - Atacama
Mais lanchinhos com a Ayllu – Atacama

Outra coisa bacana é que no panfleto dos passeios/programação, sempre tinha a indicação do que você precisava levar (ex. chapéu, roupa de banho, casaco, chinelo, tênis). Foi muito útil.

Fechamos os passeios lá mesmo (utilizando sempre a técnica da pechincha). Como há muitas agência oferecendo os mesmos serviços, você pode tranquilamente acertar tudo lá, quando chegar.

O legal é já ter em mente o que vai querer fazer, assim conseguirá otimizar seu tempo.

Conheço várias pessoas que foram de carro, por conta própria, e também gostaram da experiência.

Se essa for a sua escolha, é preciso ficar atento a duas coisas: é comum o carro quebrar (até mesmo 4×4) no meio da viagem, e aí você vai ter dificuldade para arrumar, enviar peça, esperar ajuda (há até uma certa resistência do pessoal que trabalha com o turismo em ajudar pessoas que passam apuros com carro próprio na viagem); além disso, alguns lugares não são sinalizados, o que dificulta chegar por conta, a exemplo do Salar de Tara (os passeios mais tradicionais são sinalizados e o acesso é fácil).

O que fazer no Atacama?

Fiz outro post para contar tudo sobre todos os passeios que fizemos, se recomendo ou não e o que ficou de fora da nossa lista, mas você não pode deixar de fora da sua.

Clique aqui para conferir o post sobre os passeios.

Reserve seu Airbnb pelo nosso link e garanta um grande desconto na sua primeira reserva. 

Já se inscreveu no nosso canal do Youtube? Se ainda não, aproveita para se inscrever agora: Blog Mala de Viagem no Youtube.

Você gosta das minhas dicas? Siga o @maladeviagem no Instagram, assim você poderá acompanhar todas as minhas viagens em tempo real.

Author

Wanderlust por natureza, no meu tempo livre estou sempre programando uma nova aventura ou experiência, pois acredito que a melhor viagem é sempre a que está por vir!

33 Comments

  1. Pingback: Melhores destinos na América do Sul: Santiago do Chile

  2. Julia Salce Reply

    Estou indo pro Chile, mas como vc disse, terei que voltar pra conhecer o Atacama! Dessa vez vamos fazer o basico – Santiago, Vina del Mar, Valparaiso, vinicolas etc! Outra vez quero mto fazer essa outra parte, belissima e que rende fotos lindissimas.
    E estou exatamente nessa duvida da rouPa, vi que nao estara tao frio assim! O negocio vai ser descascar a cebola mesmo. Beijaooo

    • blogmaladeviagem Reply

      Que delícia Julia. Eu gostei muito de Viña del Mar, que cidade fofa! As vinícolas tb são ótimas. Tenho cteza que vai adorar! bjs

  3. Livia Melo Reply

    Que saudade do Atacama! É uma viagem mais cansativa, mas com certeza inesquecível. Realmente a amplitude térmica de lá é um fator desfavorável para quem gosta de malas mais compactas, rs, mas o truque do “look cebola” funciona bastante! Também passei 5 dias inteiros e fiz a maior parte dos passeios, faltando 2 ou 3. Espero um dia ter a oportunidade de voltar! Amei todas as dicas!!

    • blogmaladeviagem Reply

      Dá saudade né Lívia? Atacama é um lugar que fica na memória para sempre!

  4. Maria Carolina Diego Reply

    Nossa..deve ser uma viagem bem bacana… estou pensando em conhecer este lugar só pelas fotos que estou vendo nos últimos dias…

    • blogmaladeviagem Reply

      Vai sim Maria. Eu fui sem esperar muito.. na época ainda não tinha blog e Atacama não estava tãoooo em alta como agora. Foi uma explosão de surpresas boas!

  5. Marilisa Domingues Reply

    O deserto mais charmoso que conheço, as paisagens é de tirar o folego. Meu único medo realmente é a altitude sendo um dos motivos que impede de ir. Mas com essas fotos lindas, fica difícil de resistir né? preciso começar criar coragem hehe . Adorei o post bjs

    • blogmaladeviagem Reply

      Isso mesmo, às vezes vc fica aí com medo da altitude e chegando lá vai ver que seu corpo reagiu super bem! bjs

  6. Lorena Brito Reply

    Ahh mês que vem vou conhecer Santiago! Fui ao Atacama em 2013 e foi delicioso matar a saudade da viagem vendo seu post! Pegamos muuuuito frio e calorzao por lá rsrs uma loucura! Mas amei a viagem e pretendo voltar!

    • blogmaladeviagem Reply

      Ahhhh me leva com vc pra Santiago? Que vontade de ir pro Chile de novo!!!

  7. Visitamos so pelo lado BOliviano, que ja foi uma experiencia fantastica, mas agora precisamos dar uma ida para o lado Chileno! Muito bom mesmo e posts como esse nos ajudam muito! Muito bom!

  8. Alexandre Nunes Reply

    Atacama foi um dos lugares mais incríveis que já visitei, Passei cinco dias por lá e queria ter ficado mais. Lendo o post aqui me bateu muita saudades. E que post completo hein?! Parabéns

    • blogmaladeviagem Reply

      Muito obrigada Alexandre. Pois é… 5 dias é bom, mas não é tempo suficiente para fazer tudo. Até hoje me arrependo de não ter ido às Termas. Obrigada pela visita!

  9. Anna, amei obpost!! Estou progrando pra ir final de janeiro e confesso que agora me deu um medinho por conta das chuvas q vc disse! Vou acompanhar isso!!

    • blogmaladeviagem Reply

      Isso mesmo Pri… Ir daqui até lá e perder de ver atrações lindas por causa de chuva não dá… mas é tudo tão imprevisível né? às vezes passa anos sem chuva, de repente chove um monte… sem contar que o deserto é muito grande e pode ser que chova em um lugar e no outro nem sinal! bjs

  10. Elaine Villatoro Reply

    Ahhh estou com uma vontade imensurável de fazer Atacama e Uyuni em uma trip. Adorei as dicas, ouvi dizer mesmo que vai do mochilão ao luxo rs Quero muito tomar um vinho por aí =D

    • blogmaladeviagem Reply

      To doida pra ir ao Uyuni… agora farei a viagem separado. Simmm, lixo (xixi no meio do nada) ao luxo (pisco sour apreciando o por do sol)… essa é vida real!

  11. Anna querida!! Que saudades você me deu do Atacama. Primeiramente obrigada por nos marcar no post!! Engraçado não passamos por essa estrada do trópico de capricórnio kk já tá um motivo pra voltar ;p

    • blogmaladeviagem Reply

      Não passou? ahhh tem que voltar então kkkk… mas se vc quiser passar pelo trópico sem ir tão longe, ele tb passa na minha cidade natal (Maringá-PR), só não sei se será tão glamuroso hehehe

  12. Que o Atacama é um destino desejadíssimo, não há dúvidas. Agora, com as dicas de vocês, sabemos que vamos preparados. Já fomos a Santiago e tudo mais, os próximos destinos no Chile hão de ser ou Atacama, ou Puerto Varas (ou, quem sabe, os dois em uma só?)

    Pelo visto, o negócio da secura é de grande importância, né? Eu, que aqui em Brasília estou quase sempre acompanhado de um protetor labial, precisaria de um ultra mega poderoso lá no Atacama. Fico imaginando esses caras super metidos a machões, que acham que protetores labiais não são coisas para eles, com os lábios todos rachados no desertão. E ainda passando mal da altura. Não dá.

    Para apreciar esses visuais cabulosos, tudo tem de estar perfeito!

    Acho que não arriscaria fazer as coisas sozinho, pegaria tour com certeza!

    Obrigado pelo post!

    • blogmaladeviagem Reply

      Verdade Igor! prepara o estoque de protetor labial! kkkkkkk feio é ficar com a boca toda estragada! obrigada pela visita

  13. Aninha Lima Reply

    Que leitura útil e gostosa! Adorei as dicas complementares dos outros posts! Salvei tudo! Estou numa fase assim: quero demais ir,mas desisti por enquanto pq preciso melhorar o condicionamento físico. Mas esse post me animou! Obrigada!!!?

    • blogmaladeviagem Reply

      Aninha, Atacama é super tranquilo, não precisa esta com condicionamento físico em dia não! Lá você nem anda quase nada e nem faz esforço (aliás, exceto se vc optar por escalar um vulcão). Vai sim que o deserto é lindo!

  14. Erik Trovão Diniz Reply

    Relatos extremamente úteis para mim, neste momento, já que o Atacama será o nosso próximo destino. A agência Ayllu tem sido mesmo uma constante nos blogs que tenho lido. E é um alívio saber que, realmente, dá para fechar os passeios quando já estiver lá. Confesso que fazer isso não é fácil para mim, uma vez que gosto de sempre deixar tudo muito bem organizado para não ter surpresas, mas, pelo que tenho visto em inúmeros relatos, eu posso relaxar em relação ao Atacama. Só falta eu decidir se incluirei ou não Uyuni no passeio, já que TENHO que ir a Bolívia para um casamento e ainda estou analisando as melhores opções de se chegar à cidade do casório a partir do Atacama.

    • blogmaladeviagem Reply

      Que delícia! Próximo destino será maravilhoso então. Dá pra fechar os passeios lá sim, inclusive você conseguirá preços melhores negociando direto lá! Isso, pode relaxar, porque sem fazer os passeios vc não fica. San Pedro gira em torno do turismo no Atacama. Se optar por fechar com a Ayllu, entra em contato com o Mike (dono) pelo IG… aí você já deixa tudo meio organizado. Se tiver tempo sobrando vale à pena incluir o Uyuni sim! É uma viagem que ainda quero fazer! Abraço

  15. Jaqueline Caixeta Reply

    Realmente é uma viagem inesquecível viu!! Eu aprendi DEMAIS nesse lugar encantador. Tenho que voltar pra conhecer os lugares que não conheci

    • blogmaladeviagem Reply

      Jaque, também aprendi muito! Atacama é uma aula! Recomendo que todo mundo conheça!

  16. Ahhh que post lindo! Só aumentou a minha vontade de conhecer esse lugar que é, sem duvida, muito fotogênico!

    • blogmaladeviagem Reply

      Fotogênico demais! pra cada canto que você olha, é um quadro diferente!

  17. Como meu cabelo é oleoso, acho que o clima seco foi perfeito pra ele!! Kkkkkk O Atacama foi um dos lugares mais incríveis que já conheci!!! Impossível não amar!

    • blogmaladeviagem Reply

      Concordo, tb está na minha lista de lugares preferidos no mundo!

Write A Comment

Além de Paris: cidades da França que você precisa conhecer 8 lugares para aproveitar a Semana Santa em família no RJ 7 Motivos para incluir Seychelles na sua lista de viagens em 2023 Descubra quais são os 7 aeroportos com mais atrasos e cancelamentos Dicas para viajar com os animais nas férias Por que optar por se hospedar em imóveis de temporada? Anguila: conheça esse paraíso no Caribe 8 Passeios e atividades fora do óbvio no Rio de Janeiro 10 passeios para fazer na sua viagem a Buenos Aires O que considerar na hora de escolher um safari?